Você provavelmente já escutou aquela famosa frase que diz “você é o que você come”, certo? Porém, talvez você não saiba que uma alimentação saudável não está relacionada apenas à manutenção do peso, viço da pele e cabelos, força, entre outros fatores. Alimentação saudável e saúde bucal tem tudo a ver!
Afinal, tudo aquilo que colocamos na boca altera o seu pH, tornando-o um ambiente mais ou menos propício para o aparecimento da placa bacteriana. Além disso, a falta de determinados nutrientes pode contribuir para o aparecimento de aftas, gengivite e até as cáries! Para sabem mais, não deixe de conferir!
Alimentos fibrosos: quase um fio-dental natural
Alimentação saudável e saúde bucal tem uma grande relação. E não se trata apenas da questão de nutrientes.
Algumas frutas e verduras são bastante fibrosas e exigem maior mastigação. Esse processo de trituração dos alimentos ajuda na limpeza da boca, já que a salivação é maior e o atrito faz com que impurezas presas entre os dentes acabem saindo e sendo engolidas. Alimentos como cenoura, aipo e maçã são ótimas para fazer essa limpeza.
Gorduras? Porque não?
Muitos nutricionistas defendem que o consumo de gorduras boas faz bem à saúde e pode auxiliar até no processo de emagrecimento. Porém, não é apenas para a boa forma que a gordura serve. Alimentos gordurosos ajudam a formar uma espécie de película nos dentes, protegendo-os da ação da placa bacteriana e, consequentemente, das cáries. Alimentos como abacate, azeite e castanhas são ótimos aliados da saúde dos seus dentes!
Açúcar: sempre com moderação
O consumo exagerado de açúcar está associado à uma série de problemas de saúde e bucais. Esse é outro aspecto em que alimentação saudável e saúde bucal também convergem.
Na saúde bucal, o açúcar também interfere, já que deixa o pH da boca mais ácido facilitando a proliferação da placa bacteriana. Doenças como gengivite e cárie são causadas pela proliferação dessas bactérias. Logo, o açúcar é algo a ser consumido com moderação na dieta. Além disso, seu consumo deve estar associado à escovação posterior.
[Nutrição balanceada é importante! Saiba mais como ela influencia na saúde dos seus dentes!]
Dentes fortes, gengivas saudáveis
Alguns minerais como o cálcio, a vitamina A e a vitamina D trazem mais força aos dentes.
O cálcio, encontrado no leite, iogurte, queijos, brócolis, couve, folhas de beterraba e peixes, ajuda a manter os dentes fortes. Já a vitamina A presente em vegetais escuros como rúcula, espinafre e almeirão, ajuda na ativação da ceratina-dentina, que protege o esmalte dos dentes. A vitamina D encontrada na gema de ovo, peixes, leite e derivados também ajuda na fixação do cálcio.
Por fim, alimentos ricos vitamina B, vitamina C e ferro auxiliam na saúde das gengivas. Alimentos como feijão, lentilha, ervilha, além de kiwi, laranja e acerola são ótimos aliados de uma gengiva saudável.
Investir em uma alimentação saudável traz benefícios para o corpo, traz mais disposição para o dia a dia e contribui para um sorriso bonito. Sem dúvida a saúde começa na boca! Por isso, mais do que apostar na higiene bucal, invista em uma alimentação rica em nutrientes. O corpo e o sorriso, agradecem!
Atenção: o que está descrito acima não se destina a substituir os conselhos e recomendações do Cirurgião-Dentista responsável pelo tratamento/procedimento.
Gostou dessas dicas? Não deixe de conferir alguns hábitos que parecem ser inofensivos, mas prejudicam (e muito!) a sua saúde bucal! Clique aqui e confira!