Pouca gente sabe, mas o Brasil é uma referência mundial na área de odontologia estética. Isso porque muitos procedimentos inovadores são amplamente disseminados pelos profissionais brasileiros. É o caso do planejamento reverso digital na reabilitação oral, que você vai conhecer melhor a seguir.
Mas antes vamos entender por que o Brasil conquistou reconhecimento internacional nessa área. Estima-se que há mais de 1 milhão de profissionais de odontologia no mundo. E o Brasil concentra o maior número deles: são aproximadamente 300 mil cirurgiões-dentistas em atividade por aqui.
Atualmente, das 5 melhores universidades de odontologia do mundo, 3 são brasileiras. Confira o ranking aqui.
Com isso, os brasileiros sentem-se cada vez mais confiantes e estimulados a buscar tratamentos odontológicos. Tais dados dão a certeza de que alcançarão um resultado satisfatório. E os profissionais dessa área agora contam com o planejamento reverso – uma ferramenta muito útil para atender às expectativas do cliente.
O que é planejamento reverso digital?
Planejamento reverso é uma tecnologia que possibilita analisar o resultado final de uma reabilitação oral antes de ela ser realizada.
A partir de um software especializado, o cirurgião-dentista tem a possibilidade de montar um plano de ação para o tratamento do paciente. E esse plano é feito “de trás para frente”, com total certeza de como ficará o resultado final.
O planejamento reverso começa com a etapa de anamnese. Ou seja, com uma entrevista inicial para o cirurgião-dentista entender e avaliar todo o histórico do paciente. Assim, identifica as patologias a serem corrigidas e os objetivos do paciente com o tratamento.
Depois da etapa inicial, começam os exames para identificação da situação atual do paciente.
Radiografia ou tomografia computadorizada
As radiografias ou as tomografias são indispensáveis para avaliar a saúde bucal do paciente. Elas apontam quais problemas precisam ser corrigidos e quais cuidados precisam ser tomados.
Afinal, cada paciente tem uma anatomia única. Assim, o tratamento e o procedimento devem ser totalmente planejados para um tipo específico de necessidade.
Exame intraoral
Por meio do aparelho chamado CAD/CAM, o cirurgião fará um escaneamento de toda a arcada dentária. São imagens de altíssima qualidade, que poderão ser ampliadas em até 60 vezes. Dessa forma, oferecem uma riqueza infinita de detalhes para o profissional trabalhar com mais precisão.
Exame extraoral
Outra etapa importante no planejamento reverso é o exame extraoral. Ele avalia a linha do sorriso e as articulações do paciente. Assim, o profissional consegue ter uma visão macro de:
- alterações musculares;
- movimentos irregulares da mandíbula;
- outros problemas comuns perceptíveis na região externa da boca do paciente.
Simulação digital
Por meio dos exames citados anteriormente, os cirurgiões-dentistas conseguem medir o volume ósseo do paciente. Além disso, também medem os tecidos moles acima da crista óssea.
É a partir disso que começará a simulação digital do tratamento. Por meio do software DSD (Digital Smile Design), o especialista fará a projeção do resultado final. E o mais bacana é que esse projeto poderá ser usado para diversos procedimentos odontológicos.
5 vantagens do planejamento reverso digital
Antigamente, pacientes que passavam por reabilitação oral contavam apenas com a experiência e seriedade do profissional responsável pelo procedimento. Mas, graças à tecnologia, agora os pacientes já sabem o que esperar do resultado do tratamento. E podem até mesmo mudar algum detalhe antes de começar.
Além dessa vantagem, saiba quais são os outros benefícios de fazer o planejamento reverso digital na reabilitação oral.
1) Guia cirúrgico para o cirurgião-dentista
O planejamento reverso digital é o guia cirúrgico mais completo e detalhado que o profissional de odontologia poderia ter. Ele contempla todas as informações e etapas que precisam ser concluídas para alcançar o resultado desejado.
2) Previsão assertiva do tratamento
Outra grande vantagem do planejamento reverso: com ele, é possível determinar assertivamente quanto tempo levará para alcançar o resultado do planejamento. Não há margem para previsões fora da realidade.
3) Precisão no procedimento
Pela riqueza de detalhes, o planejamento reverso possibilita que o cirurgião-dentista realize cada etapa do procedimento com muito mais precisão. Cada movimento já foi previamente mapeado e analisado pelo profissional.
4) Tratamentos mais ágeis
No caso dos tratamentos com implantes, o planejamento reverso traz ainda mais agilidade para o procedimento. Assim que é realizado o escaneamento intraoral, o CAD/CAM já envia os comandos para uma máquina. Ela fará a construção da prótese do paciente.
5) Pacientes mais satisfeitos com o resultado final
Com o planejamento reverso, o cirurgião-dentista leva em consideração não só o seu ponto de vista clínico. Também contam a opinião e o desejo do paciente. Assim, o resultado do tratamento torna-se muito mais satisfatório.
Quer saber mais sobre o assunto? Não deixe de acompanhar o nosso blog.