Diversos fatores podem contribuir para a formação das cáries: alimentação rica em açúcares, ausência de flúor, hereditariedade e má higienização bucal. Todos esses elementos contribuem para que as bactérias que compõem a flora bucal produzam ácidos, que corroem o esmalte do dente promovendo a cavidade da cárie.
Essa deterioração do dente quando não é tratada pode afetar a raiz, comprometendo a estrutura dos dentes e demandando o temido tratamento de canal. Em casos extremos, é necessária a extração dos dentes por conta do agravamento do problema.
Para prevenir a cárie não é preciso muito esforço, apenas dedicação. Com uma higienização diária e feita corretamente, esse problema pode ser facilmente afastado.
Como evitar as cáries?
Mesmo que a cárie seja mais comum em crianças, os adultos não devem descuidar do sorriso. Por isso, separamos os 10 passos fundamentais para evitar as cáries. Vamos a eles:
- Escove os dentes pelo menos três vezes ao dia;
- Escolha uma escova com cerdas macias para que a limpeza seja mais abrangente e uniforme e tenha maior alcance entre os dentes;
- Faça movimentos posicionando a escova em 45⁰, sempre no sentido contrário ao da gengiva;
- Faça visitas periódicas ao dentista, pois em muitos casos, a cárie quando em estado inicial não é da fácil percepção;
- Use o fio dental diariamente para remover restos de alimentos que não são retirados pela escovação e causam a placa bacteriana;
- Evite a ingestão de açúcares e amido, pois eles facilitam a proliferação de bactérias;
- Promova a higienização da língua com o objetivo de minimizar a proliferação de bactérias também nessa região;
- Evite o cigarro, uma vez que ele compromete o equilíbrio da flora bucal;
- Beba muita água, pois a ingestão constante de água contribui para o equilíbrio do PH da boca;
- Use pouco creme dental, possibilitando assim uma fricção mais assertiva da escova e consequentemente uma limpeza mais eficiente
Como é o tratamento da cárie
Existem diversos tipos de tratamento de acordo com o estágio da cárie. Em geral, o dentista remove o material deteriorado do dente utilizando uma broca e posteriormente preenche a cavidade com um material inerte que pode ser uma liga de prata, ouro, porcelana ou mesmo resina.
Se a cavidade for muito profunda, comprometendo a raiz do dente, será necessário um tratamento de canal. Nestes casos, a polpa do dente é integralmente removida e o dente é preenchido com um material especial para a vedação. O dente é integralmente preenchido com esse material e, caso necessário, é colocada uma coroa sobre o dente.
Porque é vantajoso ter um plano odontológico
Um tratamento para a cárie, seja a remoção mais simples ou um tratamento de canal, pode ter diversos preços, conforme a localidade e a especialidade do dentista. Porém, quem conta com um plano odontológico, além de ter a cobertura garantida, tem acesso à profissionais qualificados no mercado e capazes de realizar um ótimo trabalho, sem cobrar a mais por isso. Além de ser mais econômico, essa opção é menos arriscada no que se refere à resultados.
Atenção: o que está descrito acima não se destina a substituir os conselhos e recomendações do Cirurgião-Dentista responsável pelo tratamento/procedimento.
Gostou desse post? Quer saber mais sobre os plano odontológicos da Dentalprev? Acesse http://dentalprev.com.br/