O aparelho removível e o aparelho ortodôntico móvel,  são aqueles que ficam encaixados na boca e podem ser retirados pelo paciente a qualquer momento. Em razão dessa característica, o tratamento depende 100% da colaboração do paciente para que se torne eficiente.

Esse tipo de aparelho pode ter finalidade ortodôntica, ou seja, realizar pequenas movimentações na boca do paciente. Ou, ainda, podem ser de caráter ortopédico, visando promover alterações ósseas.

No post de hoje, vamos tratar um pouco mais sobre o aparelho móvel, para que você entenda como funciona o tratamento e para quê esse tipo de aparelho pode ser bastante eficaz. Abaixo, separamos algumas perguntas bem frequentes de quem irá passar por esse tipo de tratamento ou acompanhar alguém que precise desse tipo de aparelho. Continue lendo esse post para saber mais!

Para quê serve o aparelho móvel?

O aparelho móvel serve para fazer pequenas movimentações dentárias e, principalmente, tem a função de reorganizar as funções da boca, como a deglutição, a mastigação, a respiração e a fala. O aparelho móvel influencia diretamente no desenvolvimento ósseo da arcada. Por isso, usá-lo desde criança ajuda a evitar muitos problemas no futuro. 

Por que o aparelho móvel é indicado para crianças?

As crianças contam com características especiais em razão da futura mudança de dentição. No entanto, mesmo que os dentes ainda não sejam permanentes e a arcada esteja em desenvolvimento, o uso dos aparelhos móveis pode contribuir bastante para o futuro da criança, especialmente no que se refere à reeducação da musculatura facial e ao estímulo do desenvolvimento ósseo muscular.

Por isso, o uso do aparelho móvel é recomendado para crianças de 6 a 12 anos que já apresentem problemas de mordida, desalinhamento dos dentes entre outros problemas. Para saber mais sobre a saúde bucal das crianças, acesse nosso post: Odontopediatria: saiba como cuidar da boca do seu filho

Como sei se preciso usar aparelho móvel? 

Essa avaliação é feita somente por um dentista, que poderá recomendar o tratamento ou eventualmente indicar algum profissional especialista para o seu caso.

Quais são os tipos de aparelhos móveis?

Provavelmente, você já deve ter notado uma infinidade de tipos de aparelho móvel. De fato, existem técnicas diferentes para confeccionar vários tipos de aparelhos. É importante checar com seu dentista qual a técnica e o aparelho mais adequados para o seu caso.

O tratamento é dolorido?

Durante o tratamento, o aparelho será apertado algumas vezes, o que pode causar desconforto ao paciente. Porém, tal incômodo não se compara ao uso do aparelho fixo, por exemplo. Como o poder de movimentação do aparelho móvel é pouco significativo, o tratamento é bem menos dolorido, especialmente considerando outros tipos de aparelho. 

É melhor usar aparelho ortodôntico móvel ou fixo?

Muitos pacientes têm essa dúvida, porém não existe uma resposta universal para ela. Cada caso é um caso e o dentista é a pessoa mais indicada para falar sobre qual tipo de tratamento é melhor e mais indicado ao seu caso. Por isso, não deixe de consultar seu dentista.

Gostou desse post? Tem mais dúvidas sobre o aparelho móvel ? Então não deixe de comentá-las abaixo. A DentalPrev conta com diversas soluções para quem precisa desse tipo de tratamento, além de oferecer uma rede completa de profissionais capacitados. Ligue e confira já os planos da DentalPrev!