O implante dentário é um tratamento simples que promove a recuperação integral de um dente perdido. Durante o tratamento, o dentista instala no tecido ósseo um pequeno cilindro de titânio onde uma prótese, fixa ou móvel, será rosqueada. O implante dental funciona como uma raiz artificial e pode ser colocado tanto na parte superior (osso maxilar) quanto na parte inferior (osso mandibular). O titânio, principal material da composição do implante, é considerado biocompatível, ou seja, não provoca reações adversas permitindo que o implante seja de caráter permanente.

Como o implante é integrado ao osso, ficando fixo, o paciente consegue recuperar todas as funções do dente, promovendo assim a melhoria da mastigação, da deglutição, da fala e, obviamente, da autoestima do paciente.

Existem diversos tamanhos e espessuras de implante, que podem atender às mais diversas necessidades dos pacientes. Além disso, esse tipo de tratamento dentro da odontologia conta com uma alta taxa de sucesso de reabilitação, sendo um tratamento altamente eficaz.

Funcionalidade do implante dentário

A perda de um único dente pode desencadear uma série de problemas ao paciente. Além de afetar a autoestima, a ausência de um simples dente pode comprometer a mastigação e a fala, além de promover a movimentação dos demais dentes, o que impacta a oclusão (abertura e fechamento da boca). O implante, portanto, serve para evitar esses tipos de problemas, proporcionando o benefício estético, mas também funcional ao paciente.

Tipos de implante dental

Existem basicamente quatro tipos de implante dentário. Os implantes convencionais, indicados na maioria dos casos, e que envolvem a fixação da prótese no osso maxilar ou mandibular.

Há também os implantes curtos, onde o paciente não conta com uma quantidade de osso suficiente para a colocação dos implantes convencionais, porém não quer fazer um enxerto ósseo.

Há os implantes dentários pterigoides, onde o implante é fixado na região posterior da maxila e são maiores do que os convencionais. Esse tipo de implante é indicado para quem teve uma boa quantidade de perda óssea ao longo dos anos e só podem ser realizados na parte superior da boca.

Por fim, existem os implantes zigomáticos, onde a prótese é fixada na região popularmente conhecida como “maçã do rosto” e é indicada para pacientes que tiveram reabsorções ósseas severa na maxila.

Benefícios

Os implantes dentários oferecem diversas vantagens e são recomendados para a maior parte dos casos de perdas dentárias.

A principal vantagem diz respeito à instalação do implante e à manutenção dos dentes vizinhos, que não necessitam de desgastes para a sua instalação, como no caso de uma prótese convencional, fixa ou móvel.

Esteticamente, os implantes também são mais recomendados já que contam com uma aparência mais natural e são mais duradouros, além de fixos.

A higienização do dente implantado também é mais fácil: a escovação e a utilização do fio dental são suficientes para a limpeza do dente implantado.

Por fim, o implante costuma ser mais confortável e é um tratamento com alto índice de sucesso.

Tratamento e colocação do implante

A instalação do implante envolve três etapas: a fase cirúrgica, a fase de reabertura e a fase de confecção da prótese.

A fase cirúrgica pode ser realizada no próprio consultório e, na maioria dos casos, envolve apenas uma anestesia local. Durante essa fase, a estrutura do implante, isto é, a base onde posteriormente será afixada a prótese do dente; é instalada junto ao osso da boca, seja ele o maxilar ou o mandibular. A base do implante deve se calcificar junto ao osso, por isso é necessário um período de espera até a realização da próxima fase.

No período de três a seis meses após a instalação da base, é feita a fase de reabertura onde a peça para a afixação da prótese do dente será feita. E, por ultimo, existe a confecção e instalação da prótese, que é o dente artificial propriamente dito.

Pelo menos uma vez ao ano, o paciente deverá retornar ao consultório para fazer o controle periódico das próteses sobre os implantes, além do reaperto ou troca dos parafusos e acompanhamento radiográfico.

Vai realizar um implante dentário e tem dúvidas? Então não deixe de incluir seus comentários abaixo. A DentalPrev conta com planos que podem ajudá-lo a conquistar um sorriso bonito e saudável com uma equipe de profissionais altamente qualificados em odontologia.