O acúmulo de tártaro e a ação da placa bacteriana podem causar a inflamação das gengivas. Além de muito incômoda, a inflamação pode resultar em sangramentos e no mau hálito, por isso devemos conhecer o tratamento natural para gengivite. 

 

Quando as gengivas estão inflamadas, no entanto, é possível fazer o uso de determinados tratamentos caseiros com o objetivo de minimizar o desconforto. Esses tratamentos caseiros, no entanto, embora não sejam agressivos, não devem ser realizados sem que haja uma visita do paciente ao dentista.

 

A inflamação das gengivas, mesmo que seja um problema relativamente comum, pode indicar uma série de doenças bucais mais graves, incluindo a periodontite. Por isso, nada de aplicar remédios caseiros, sem antes consultar seu dentista.

 

Quer conhecer mais sobre tratamentos naturais para gengivas inflamadas, então confira!

tratamento natural para gengivite

Aloe vera

O aloe vera tem um alto poder cicatrizante, além de ser bactericida. Por isso, entre os remédios caseiros ele é um dos mais indicados para gengivas inflamadas. Para utilizá-lo, basta usar o aloe vera em gel sobre as gengivas e bochechar com água depois. Isso trará alívio para os incômodos da gengiva inflamada, bem como, ajuda a diminuir os sintomas da gengiva inflamada.

Peróxido de hidrogênio

Para manter as gengivas saudáveis e matar germes e bactérias, uma boa alternativa é fazer bochechos regulares com uma solução de peróxido de hidrogênio. Para isso, você vai precisar misturar metade de uma medida de peróxido de hidrogênio 3% e a outra metade de água. Bocheche por cerca de 30 segundos e depois cuspa. Pronto! Com essa solução você garante uma boa higiene bucal e evita futuros problemas na gengiva.

 

Bicarbonato de sódio
O bicarbonato de sódio, por ser uma substância alcalina, diminui a acidez da boca e torna o ambiente menos propícios as bactérias. Por este motivo, usar uma pasta feita com bicarbonato de sódio e água nas gengivas ajuda a diminuir a ação das bactérias e a formação da placa bacteriana.
Para usar o bicarbonato de sódio, basta fazer uma pasta diluindo o pó em água. Em seguida aplique nas gengivas utilizando os dedos e, na sequência, lave cuidadosamente a boca e os dentes.

Óleo de cravo

O óleo de cravo possui uma boa ação cicatrizante e ajuda a desinflamar as gengivas.

Para utilizá-lo, basta esfregar algumas gotas nas gengivas inflamadas. No início, ele pode gerar uma sensação de ardência que será rapidamente diminuída. Caro existam cortes é preciso usar com cautela, pois nesses casos, a ardência pode ser excessiva.

 

Além dos tratamentos caseiros, uma boa dica é cuidar da alimentação para evitar problemas na gengiva, especialmente as inflamações. Priorize os alimentos ricos em cálcio, como verduras escuras, oleaginosas e laticínios , que fortalecem as estruturas de ossos e dentes. Alimentos ricos em vitamina C, como limão e acerola ajudam o sistema imunológico e defendem  o corpo contra bactérias.