O sorriso metálico não é a única opção para quem precisa de um aparelho ortodôntico. Com o avanço da tecnologia, modelos mais avançados e que não prejudicam a estética já são amplamente aplicados nos consultórios de odontologia. Quer conhecer mais sobre os tipos e cores de aparelho ortodôntico? Então acompanhe nosso post!

Brackets metálicos

São os tipos de brackets mais tradicionais e deram origem a diversos “sorriso metálicos”. A única desvantagem dos aparelhos fixos montados com esse tipo de bracket é a estética. Como vantagem, esse modelo costuma ter menos atrito e, portanto, machucar menos. Existem tanto modelos nacionais como importados. Os nacionais costumam ter um custo menor, enquanto os importados apresentam maior variedade de modelos.

Brackets de policarbonato

São brackets estéticos. Por terem a mesma coloração dos dentes, eles costumam ser mais discretos e preferidos de quem possui determinadas profissões (atrizes, atores, modelos, por exemplo) cuja estética é relevante. Por serem feitos a base deu um plástico bastante resistente, esse tipo de aparelho costuma ser mais em conta, considerando as demais opções. No entanto, ele pode sofrer alterações de coloração dependendo da alimentação do paciente e no caso de fumantes.

Outra vantagem é que os brackets de policarbonato importados, em geral, costumam ser mais finos e por isso afetam em menor proporção a posição dos lábios.

aparelho ortodôntico ebookBrackets auto ligáveis

Esses brackests são mais eficientes do que os tradicionais, pois não necessitam das borrachinhas para prender os arcos. Eles podem ser estéticos ou metálicos e costumam ser mais práticos, na medida em que não são necessárias as trocas das borrachas de forma periódica. Alguns dentistas afirmam que esse tipo de bracket pode reduzir o tempo do tratamento, mas essa afirmação ainda não está comprovada.

Brackets de cerâmica

Os brackets de cerâmica apresentam basicamente as mesmas qualidades dos brackets de policarbonato. Esses brackets, no entanto, não alteram de cor com o tempo. Outra vantagem é que esses brackets costumam ser mais fáceis para a instalação dos arcos. A desvantagem desse modelo é a maior facilidade para se quebrar do que os demais.

Brackets de cerâmica colorida

Eles são feitos de cerâmica e, por isso, apresentam as mesmas características acima citadas. A cor, no entanto, é um diferencial para muitos pacientes. Ter um sorriso colorido, no entanto, além de personalidade precisa de definição, afinal, caso você enjoe da cor que escolheu será necessário trocar o aparelho inteiro.

Brackets de safira

É considerado o modelo mais moderno de bracket e por se transparente também conta com os efeitos estéticos, mantendo a naturalidade do sorriso. Esse modelo é bastante polido e arredondado, o que dificulta o atrito e as consequentes feridas que se formam, em especial, no início do tratamento. A cor deste bracket não se altera e permite um excelente ajuste dos arcos. Muito resistente, a única desvantagem desse modelo é o preço que costuma ser bem mais caro que os demais.

Veja também como fazer a higienização do seu aparelho ortodôntico segundo as indicações dos especialistas!

Brackets linguais

Os brackets linguais formam o que chamamos de aparelho invisível. Como eles são instalados na parte de trás dos dentes, não ficam aparentes como os demais modelos. Por ficar localizado na parte interna da boca e em contato com a língua, esse modelo de aparelho costuma ter um período de adaptação maior do que os demais aparelhos. Além disso, a manutenção desse tipo de aparelho costuma ser mais trabalhosa para o paciente e seu custo, consideravelmente mais elevado.

Invisalign

O Invisalign são alinhadores invisíveis que servem como alternativa aos brackets tradicionais e estéticos. Assim como os brackets, o invisalign também utiliza a força mecânica para movimentar os dentes até que o paciente conte com a oclusão ideal e o sorriso perfeito. Diferentemente dos brackets, no entanto, o invisalign não é fixo e pode ser retirado para realização das refeições e demais atividades.  Conforme a evolução do tratamento, os alinhadores são trocados para que a movimentação da arcada chegue ao resultado pretendido.

Gostou desse post? Quer colocar seu aparelho fixo com os melhores profissionais de odontologia? A DentalPrev conta com planos que podem ajudá-lo a conquistar um sorriso bonito e saudável com uma equipe de profissionais altamente qualificados na odontologia.



Copiar