Trocar um sorriso amarelado por dentes brancos e reluzentes é o sonho de muita gente! Porém, seja por falta de conhecimento, seja por medo do custo, muita gente acaba trocando um tratamento profissional para clarear os dentes pelo famoso creme dental clareador. Mas, será que ele é mesmo efetivo?

Uma pesquisa feita em 2009, pela Associação Brasileira de Defesa do Consumidor – PROTESTE testou sete cremes dentais líderes no mercado e os resultados apontados foram bastante questionáveis com relação à eficácia desses cremes.

Para saber como funciona o creme dental clareador e qual a sua  eficácia, confira o post que preparamos para você.

O que é um creme dental clareador?

Um tratamento profissional de clareamento dental, feito tanto no consultório quanto em casa, utiliza produtos específicos que levam na composição o peróxido de carbamida ou mesmo o peróxido de hidrogênio. As concentrações desses agentes químicos variam conforme com os objetivos do paciente e  com o estado de pigmentação dos dentes.

Para fazer a aplicação desse tipo de produto, no entanto, são necessários uma série de cuidados, já que essas substâncias podem até causar queimaduras na gengiva, mesmo quando utilizada em pequenas quantidades.

Os cremes dentais clareadores, para não apresentarem esse risco, acabam tendo em sua composição uma quantidade muito baixa desses peróxidos. E, justamente por isso, a quantidade presente no creme dental clareador é insuficiente para promover um clareamento efetivo.

Como funciona o creme dental clareador

Embora o clareamento utilizando um creme dental específico não promova o clareamento significativo e esperado por tantas pessoas, esses produtos são mais abrasivos do que uma pasta de dentes convencional.

Na prática, isso faz com que além de escovar, o creme promova  esfoliação do dente e uma aparência mais branca.

Dependendo do tipo de mancha e da despigmentação do dente, no entanto, esse efeito sequer é percebido. Por isso, para a maioria das pessoas, o creme dental é considerado inefetivo.

Quando usar o creme dental clareador

Para quem deseja clarear de forma efetiva os dentes, a melhor maneira é buscar um profissional habilitado e dar início ao tratamento, que pode ser feito tanto no consultório, quanto em casa. O custo benefício também deve ser avaliado.

O creme dental clareador, por ser mais abrasivo do que o creme dental convencional, não deve ser usado por crianças. Também pelo fato de que o esmalte dos dentes é mais sensível.

Para quem deseja um sorriso branquinho e brilhante a dica é pesquisar e ir atrás de um bom profissional. Isso certamente irá trazer mais resultados e realizar o sonho de quem quer um sorriso bonito!