Você sabe como passar fio dental corretamente? Todo mundo provavelmente já escutou sobre a importância do fio dental para a higiene bucal. Além de chegar nos cantinhos onde a escova não alcança, o uso do fio dental é essencial para combater o acúmulo da placa bacteriana, principal causadora do tártaro, cáries entre outros problemas.

Para saber como passar o fio dental corretamente, não deixe de conferir nossas dicas!

Como passar fio dental corretamente

Muitos pacientes costumam passar o fio dental, empurrando-o contra a gengiva. Porém, isso apenas agride a gengiva e não promove uma limpeza profunda. O ideal é pressionar o fio entre os dentes para a direita ou para a esquerda e depois mover cuidadosamente até a gengiva. Isso evita sangramentos e lesões, além de retirar toda a sujeira.

É importante passar o fio dental sempre que for escovar os dentes, porém, caso seja impossível priorize, pelo menos, uso do fio antes de dormir.

Antes ou depois da escovação?

A maioria das pessoas tem o costume de utilizar o fio dental após a escovação. No entanto, quando o uso é feito antes dela, a limpeza acaba sendo potencializada.

A principal função do fio é remover os resíduos e restos de comida que se acumulam entre os dentes. Quando os resíduos são removidos antes, durante a escovação, os princípios ativos do creme dental atingirão todas as superfícies já limpas, tornando a escovação muito mais eficaz.

Fazendo uma relação com a limpeza doméstica, você pode imaginar como ficaria a sua casa se você passasse o pano úmido de limpeza antes de varrer o chão? Naturalmente, a limpeza não seria tão eficiente. O mesmo acontece quando você utiliza o fio depois da escovação.

Palito de dente, também funciona?

Não. Aliás, sempre que possível, o palito de dente deve ser evitado. E, não estamos falando apenas de uma questão de etiqueta!

O palito na maioria das vezes machuca a gengiva e não promove a limpeza total dos dentes. No caso de uma emergência, ou de ter qualquer fiapo ou resíduo que incomode, utilize o palito apenas se não tiver fio dental.

Qual fio dental devo usar?

Existem diversos tipos de fios e fitas dentais presentes no mercado. Porém, nem todos contam com a mesma eficiência. No caso do fio dental, prefira sempre os modelos de monofilamento. Além de deslizar melhor, mesmo em pessoas cujos dentes possuem pouco espaço entre si, os fios do tipo monofilamento não desfiam, nem se quebram.

As fitas dentais também são bastante indicadas. Como possuem uma superfície maior, elas facilitam a limpeza e costumam ser mais eficientes.

Não utilize o mesmo pedaço do fio em toda a limpeza

Essa é uma dica bastante importante e que nem todo mundo sabe. É preciso utilizar uma parte nova do fio, para cada dente que será limpo. Antes de escovar os dentes, corte aproximadamente 40 cm de fio. Enrole entre os dedos e, na sequência passe o fio ao redor da base de cada dente, até ultrapassar a linha do dente que encontra com a gengiva.

Para cada operação dessa, utilize um pedaço diferente e limpo do fio dental.

Uso aparelho ortodôntico, como fazer?

Para quem usa aparelho ortodôntico, o uso do fio é ainda mais importante, já que as próprias peças e arcos do aparelho auxiliam no acúmulo de alimentos. Nesse caso, o ideal é contar com uma agulha de plástico própria, ou com o Superfloss para fazer a limpeza.

Para quem usa aparelho, é bom destacar que o processo de uso do fio é uma questão de adaptação. Portanto, ainda que pareça muito demorado no início, reserve um tempinho e você verá que com a prática tudo ficará mais fácil.

Aprender como passar o fio dental corretamente é um grande passo na hora de ter um sorriso saudável. Por isso, não deixe para depois!