remédios caseiros para o bruxismo ranger os dentesO bruxismo é uma desordem funcional em que a pessoa aperta ou range os dentes excessivamente durante o sono. O super esfoço da mandíbula pode acarretar no desgaste e no amolecimento dos dentes, além de dores de cabeça, problemas na gengiva, dores nas articulações da mandíbula e até problemas ósseos. Embora não exista uma cura, o bruxismo tem tratamento e  pode ser tratado inclusive por remédios caseiros.

A odontologia e a medicina não têm explicações certeiras sobre as causas do bruxismo. No entanto, na maioria dos quadros, o problema está associado ao estresse, ansiedade, tensão e problemas relacionados à má oclusão, isto é, ao mau fechamento da boca.

 O ideal, sem dúvida, é buscar o auxílio de um dentista para buscar solucionar o problema. Em geral, o tratamento do bruxismo é feito com a utilização de placas interoclusais para serem utilizadas durante o sono. Essas placas podem ser de acrílico ou silicone e têm como principal objetivo relaxar os músculos da mastigação e diminuir o atrito decorrente do ranger dos dentes.

Além de procurar um dentista, é possível realizar algumas medidas em casa mesmo que podem ajudar (e muito) a minimizar os efeitos do bruxismo. São atitudes fáceis que funcionam como   remédios caseiros para o bruxismo.

1. Mastigar antes de dormir pode diminuir o bruxismo

Para acalmar uma mandíbula hiperativa, você pode mastigar alimentos duros antes de dormir. Comer uma maçã ou mesmo uma cenoura antes de dormir é bom especialmente para as crianças.

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2. Aplicar calor nas mandíbulas

Antes de se deitar, mergulhe uma toalha facial em água quente, torça e aplique em ambos os lados da face. O calor ajuda a relaxar os músculos da mandíbula, diminuindo a tensão antes de dormir.

3. Técnicas de relaxamento e meditação podem funcionar como remédios caseiros

Procure realizar uma prática de relaxamento ou de meditação antes de dormir. Uma ótima técnica é associar a respiração profunda ao relaxamento em partes do corpo. Essa técnica chamada “body scan” (escâner corporal), faz com que o corpo e a mente se aquietem por partes, contribuindo para um sono tranquilo.

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4. Menos alimentos estimulantes 

A alimentação pode interferir na qualidade do nosso sono. Ingerir alimentos que têm muita cafeína pode atrapalhar na hora do sono e fazer com que você se sinta muito agitado antes de ir para a cama. Café, chá preto e energéticos devem ser evitados.

5. Lugar de celular não é na cama

Com a chegada dos smartphones e tablets estamos todo tempo ligados na tecnologia. No entanto, ficar checando o celular ou mesmo lendo no seu tablet na cama pode prejudicar o seu sono. Para quem sofre com problemas relacionados ao sono, é necessário evitar qualquer tipo de estímulo antes de ir para cama. Por isso, deixe o celular de lado e dê um bom abraço no seu travesseiro.

6. Um bom banho

Um banho quentinho ajuda a diminuir a tensão do dia a dia e relaxar. Por isso, não deixe de tomar uma boa ducha antes de ir para a cama.

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