Benefícios do chá verde para a saúde bucal

Você sabia que os benefícios do chá verde para a saúde bucal foram comprovados em 2009? Um estudo realizado pela Universidade Kyushu, em Fukuoka no Japão, demonstrou que quem bebe chá verde diariamente possui menos problemas como a gengivite e até doença periodontal.

Embora o consumo do chá verde esteja comprovado, ele não substitui outros cuidados com a higiene bucal diária, especialmente para quem tem essas doenças.

Para saber mais sobre os benefícios do chá verde para a sua saúde, não deixe de conferir!

Chá verde: uma bebida milenar

O chá é uma bebida conhecida no mundo todo, especialmente em países do Oriente. Cerca de 20% de todo o chá consumido no mundo é do tipo verde, que é um chá extraído da planta Camellia Sinesis. Muita gente não sabe, mas dependendo do tipo de oxidação, o chá verde ganha outros nomes como branco, preto ou mesmo oolong.

Os benefícios do chá verde são conhecidos pelos indianos e chineses há milênios. Estudos mostram que dentro dessas culturas, o chá verde sempre esteve associado as suas propriedades medicinais, sendo usado para tratar inúmeros problemas de saúde.

Hoje, os benefícios do chá verde são bastante conhecidos, como a perda de peso, prevenção de doenças cardíacas e câncer. No entanto, nem todos foram comprovados cientificamente. Quando se trata da melhoria da saúde bucal, os japoneses já atestaram: sim! O chá verde faz bem para a saúde dos dentes e da gengiva!

Saúde bucal e chá verde

Em 2009, o Dr. Yoshihiro Shimazaki conduziu uma pesquisa com cerca de 940 homens que consumiam chá verde regularmente. Segundo os resultados, aqueles que consumiam chá verde regulamente apresentavam menos incidência principalmente da doença periodontal.

Para o estudo, uma substância chamada de catequina antioxidante presente no chá ajuda a reduzir os sintomas da doença periodontal, já que ela age como um anti-inflamatório.

A doença periodontal é uma doença inflamatória crônica que afeta as gengivas e os ossos que sustentam os dentes, e tem sido associada à progressão de outras doenças, como doenças cardiovasculares e diabetes.

[Quer saber mais sobre a doença periodontal? Não deixe de conferir!]

Cuidados para evitar a periodontite além do chá verde

Apesar dos benefícios comprovados do chá verde para a saúde das gengivas, ele sozinho não substitui os cuidados diários com a higiene bucal. Tanto para quem tem gengivite quanto periodontite, a escovação e o uso do fio dental são imprescindíveis. Para quadros mais severos, uma raspagem da gengiva também pode ser necessária.

Para quem enfrenta problemas nas gengivas, encontrar a escova e o creme dental adequados não é apenas um detalhe. Escovas macias e cremes específicos para evitar dores são grandes aliados de quem sofre com a gengivite e a periodontite.

Por fim, as visitas regulares ao dentista também são importantes. Para não pesar no bolso, a escolha de um bom plano odontológico pode ser a melhor opção. Afinal, com um plano é possível ir ao dentista regulamente, evitando que o problema se agrave!

Esquentar e curtir um chazinho é bom, mas também é preciso visitar o dentista para evitar que o problema se agrave!

Gostou dessas dicas? Descubra como escolher o melhor plano odontológico para você! Clique aqui e saiba mais!