O GUIA COMPLETO capaNão importa se o aparelho ortodôntico é móvel ou fixo. Uma das perguntas mais recorrentes nos consultórios odontológicos é “quanto tempo terei que usar o aparelho?”. Embora a dúvida seja muito comum, não existe uma resposta pronta, padrão e precisa para essa questão. Dependendo do quadro clínico do paciente e dos cuidados tomados durante o tratamento, a duração pode ser maior ou menor.

Alguns fatores podem influenciar, no entanto, fazendo com que o paciente use por menos tempo seu aparelho dentário. É sobre eles que vamos falar no post de hoje!

Aparelho fixo

O aparelho fixo é um dos tratamentos mais utilizados para correções estéticas e problemas relacionados à oclusão (“mordida”). Ele funciona através da aplicação da força, possibilitando que os dentes se movimentem.

Durante o tratamento são coladas peças (“brackets”) nos dentes com um tipo de resina composta. Como essa resina é feita do mesmo material utilizado para a restauração, ela não causa danos ao esmalte. Entre os brackets passam inúmeros tipos de arcos e acessórios que permitem que ocorra a movimentação. Os arcos podem ter calibres diferentes e serem feitos de ligas metálicas distintas, diferenciando assim o tratamento.

Nos brackets também vão as ligaduras, popularmente conhecidas como “borrachinhas”, que servem para fixar os arcos.

Não existem quaisquer restrições para o uso do aparelho fixo e, em geral, o tratamento tem a duração de dois ou três anos. Períodos que ultrapassem três anos são casos excepcionais. Por isso, se seu dentista não te alertou deste fato logo no início do tratamento, é bom ficar atento e discutir sobre o planejamento que esta sendo realizado.

Para fazer com que o tratamento seja o mais eficiente possível, o ideal é tomar cuidados com a alimentação, evitando alimentos duros ou crocantes. Esses tipos de alimentos podem quebrar os brackets interrompendo o tempo de ação do tratamento. Outro fator relevante é realizar as consultas periódicas e não deixar de ir ao dentista, para que ele faça os ajustes adequados e o tratamento siga da forma mais eficaz.

Aparelhos móveis

Existem diversos tipos de aparelhos móveis para diferentes tratamentos. Em adultos, no entanto, dificilmente se utiliza esse tipo de aparelho.

Para muitos casos, mesmo quando o paciente finaliza o tratamento com o aparelho fixo, ainda assim é necessário um período de uso do aparelho móvel até que a arcada se estabilize.

Da mesma forma que não é possível precisar o tempo do tratamento com um aparelho dentário fixo, no caso dos aparelhos móveis, o período também varia conforme o quadro do paciente e os cuidados tomados durante o tratamento.

Para que o tratamento seja o mais eficaz, no entanto, é necessário que o paciente tome alguns cuidados como não se esquecer de usar o aparelho durante o período determinado e tome os devidos cuidados para não perdê-lo.

Gostou desse post? Quer colocar seu aparelho fixo com os melhores profissionais de odontologia? A DentalPrev conta com planos que podem ajudá-lo a conquistar um sorriso bonito e saudável com uma equipe de profissionais altamente qualificados em odontologia.

aparelho dental quanto tempo
aparelho dental quanto tempo