Quem quer um sorriso bonito e saudável precisa realizar, pelo menos a cada seis meses, uma limpeza dental no consultório de um dentista. Além de prevenir cáries, esse procedimento elimina o tártaro e remove a placa bacteriana, auxiliando no tratamento de gengivites, periodontites, perdas dentárias e até do mau hálito. Outro benefício da limpeza é o clareamento dos dentes, que pode ser feito com a aplicação de produtos específicos durante o procedimento.

Mesmo com muitas vantagens, alguns pacientes tendem a fugir da limpeza com medo da famigerada “dor no bolso”. Por isso, resolvemos esclarecer as dúvidas sobre o procedimento e mostrar que visitar o seu dentista regulamente, na verdade, pode lhe trazer uma economia muito maior!

Quer saber mais? Então continue lendo nosso post!

limpeza bucal - ebook

Como é feita a limpeza?

A limpeza dental é feita no consultório e começa através de uma avaliação geral do dentista, verificando os locais de maior acúmulo de placa. Posteriormente, ele verifica a sensibilidade do paciente, para então, aplicar jatos de bicarbonato que removem a placa bacteriana e o tártaro. Por fim, o dentista promove a raspagem para retirar placas que não foram removidas do esmalte dentário.

Para medir a intensidade dos jatos a serem aplicados, os dentistas utilizam uma espécie de ultrassom de identifica o nível de sensibilidade dos dentes para receber o tratamento. Em raríssimos casos, pode ser necessária a anestesia, mas em geral, o procedimento é indolor.

Durante o tratamento, o dentista também pode aplicar outros produtos, como peróxidos leves, que removem manchas e auxiliam no clareamento dos dentes. Esses produtos, embora menos abrasivos e eficientes do que os utilizados no clareamento, podem promover bons resultados para alguns pacientes.

Ao finalizar a limpeza, também é feita faz uma aplicação de flúor ajudando a proteger os dentes por mais tempo.

A cada seis meses, é recomendado que o paciente repita esse procedimento para manter o sorriso sempre saudável. Porém, em determinados casos, também é possível que o seu dentista recomende um prazo menor para a realização da limpeza.

Além disso, após a limpeza é necessário que o paciente mantenha bons hábitos de higiene, fazendo a escovação correta pelo menos três vezes ao dia e utilizando sempre o fio dental.

Quanto custa?

Segundo a tabela de procedimentos odontológicos do Conselho Regional de Odontologia (CRO), uma limpeza completa deve custar no mínimo R$ 200,00. Esse valor, no entanto, pode chegar a R$ 1000,00, dependendo da qualificação do profissional, região e localização do consultório.

Embora para muitos o valor possa ser alto, vale ressaltar que um tratamento de canal causado pelas cáries, pode custar mais do que o dobro da limpeza, sem contar os incômodos e desconforto do próprio procedimento. Por isso, o ideal é manter o acompanhamento junto ao seu dentista para evitar não apenas a dor de dentes, mas também a dor no bolso!

A DentalPrev conta com planos que podem ajudá-lo a conquistar um sorriso bonito e saudável com uma equipe de profissionais altamente qualificados em odontologia.

Você realiza sua limpeza dental periodicamente? Tem dúvidas sobre esse procedimento? Então deixe seus comentários abaixo!