Você se sente incomodado com o tamanho do seu queixo? A posição dos seus maxilares dificulta a mordida, fala ou respiração? Você sofreu algum trauma que gerou o deslocamento dos maxilares? Então, talvez seja a hora de buscar um cirurgião dentista e a cirurgia ortognática. Nesse post você vai verificar quanto custa uma cirurgia ortognática.

A cirurgia ortognática é o procedimento mais indicado para muitos destes casos. Ela é realizada para reconstruir ou reposicionar os ossos maxilares em pacientes que possuem um crescimento desproporcional destes ossos, e precisam do procedimento cirúrgico para a correção do problema.

Embora muitos pacientes busquem esse tipo de cirurgia em casos estéticos, ela também serve para melhorar as funções da boca e a qualidade de vida do paciente.

Para conhecer mais sobre o procedimento e quanto custa uma cirurgia ortognática, confira!

Cirurgia ortognática: o que você precisa saber?

A cirurgia ortognática é um procedimento realizado nos ossos maxilares, através de cortes ósseos visando o reposicionamento. Para melhorar a estética do paciente, bem como a oclusão (mordida) e a respiração, esse procedimento pode trazer diversos benefícios que vão desde a autoestima do paciente até a melhoria da mastigação, fonética, entre outros aspectos.

Para saber se o seu caso é um caso cirúrgico, é recomendado fazer uma consulta com um cirurgião dentista de confiança. Somente com o diagnóstico de um profissional é possível ter este tipo de avaliação.

De toda forma, a cirurgia ortognática não é recomendada para crianças e pré-adolescentes, já a fase de crescimento dos maxilares ainda não finalizou.

A cirurgia ortognática é realizada em hospital, com anestesia geral do paciente. O tempo de internação pode variar, porém, costuma ser entre 24 a 48 horas.

Durante o procedimento, o cirurgião dentista irá realizar cortes do osso, unindo as partes com pinos especiais.

O processo de pós-operatório varia de acordo com o paciente. No entanto, em geral o período de recuperação é de 15 dias, com a administração de anti-inflamatórios e analgésicos.

Uma dieta líquida ou pastosa também é recomendada por algumas semanas.

Quanto custa uma cirurgia ortognática

Para qualquer procedimento cirúrgico é impossível falar em um valor único. Como se trata de um procedimento que envolve anestesia, internação hospitalar, materiais específicos e profissionais especializados, a pergunta “quanto custa uma cirurgia ortognática” pode ter muitas respostas.

Há quem fale de um custo variável entre R$ 13.000,00 a R$ 30.000,00, dependendo do tipo de cirurgia, dos profissionais envolvidos e do hospital realizado. Por isso, é necessário checar e escolher um profissional de confiança para o procedimento.

A utilização de um plano odontológico e de um plano de saúde pode minimizar significativamente o custo. Assim, também vale a pena pesquisar profissionais que atendam na sua rede conveniada.

Vale destacar que a cirurgia ortognática não é recomendada para qualquer caso e o paciente deve passar por uma avaliação do seu dentista de confiança. Para alguns casos, o uso do aparelho ortodôntico também pode resolver, possibilitando ao paciente uma boa mastigação, fala e respiração, além de corrigir alguns incômodos estéticos.

Os resultados da cirurgia ortognática são excelentes e permanentes, por isso, cada dia mais esse tipo de procedimento é procurado.