A periodontite é uma inflamação crônica da gengiva e traz consequências graves ao paciente, podendo causar inchaço, irritação e  perda dos dentes nos casos mais graves. Para conhecer um pouco mais sobre as consequências da periodontite e saber como evita-las, vale a pena conferir!

Consequências da periodontite

A periodontite é uma forma mais avançada da gengivite que pode comprometer todos os tecidos ao redor dos dentes.  Com o passar do tempo, a periodontite traz consequências graves como a retração das gengivas, perda de tecido gengival, problemas na sustentação dos dentes e até queda dos dentes.

Além disso, a periodontite também traz irritação das gengivas, mau hálito e sangramentos frequentes.

Cuidados para evitar a periodontite e suas consequências

No início, como a gengivite que é o primeiro estágio da periodontite, pode ser revertida através da escovação regular, com a escova correta e o creme dental adequado. O uso regular do fio dental também é necessário, já que os restos de comida que ficam entre os dentes também facilitam o acúmulo da placa.

Nos casos mais acentuados, ou seja, quando a inflamação da gengiva já se tornou crônica, é preciso visitar regulamente o dentista para realizar limpezas mais profundas envolvendo a raspagem do tártaro. Para os cuidados especiais com a gengiva, especialmente para quem tem periodontite, é recomendável buscar o auxílio de um dentista especializado, ou seja, um periodontista.

Durante as visitas, além da raspagem, é importante conferir se o paciente tem feito o uso de uma escova adequada, bem como, de um creme dental apropriado.

Nos casos de retração gengival, como o paciente fica com o início da raiz exposta, é comum ter hipersensibilidade. Isso faz com que a escovação se torna também um incômodo, por isso é fundamental adotar escovas especiais com cerdas ultra macias e cremes específicos para evitar dores durante a escovação.

Visitas ao dentista e menos problemas com a periodontite

No caso de doenças crônicas, como a periodontite, é fundamental fazer visitas mais regulares ao dentista. Nos casos mais graves, as raspagens devem ser repetidas a cada três meses pelo menos, além de ser necessário adquirir escovas e cremes dentais especiais muitas vezes.

Para quem tem periodontite, contar com um plano odontológico é essencial, afinal, além de permitir que as visitas ao dentista sejam feitas com especialistas da área, os planos oferecem mais facilidades e acabam pensando menos no bolso.

Para não sofrer as consequências da periodontite, vale contar com um bom plano e garantir um sorriso mais saudável.

Para quem ainda não conta com um bom plano de saúde, vale a pena conferirdicas na hora de escolher o seu.

A periodontite pode se tornar grave se o paciente não tomar os devidos cuidados desde o início do diagnóstico. Sorriso saudável inclui gengiva saudável também!

Você já sabia o que é periodontite e quais as suas causas? Tem dúvidas? Então, deixe seus comentários abaixo!