Problemas com a mordida: o que é e como resolver?

Um aparelho ortodôntico não é recomendado apenas para promover um sorriso bonito. Na maioria dos casos, ele também tem a finalidade de corrigir problemas com a mordida. Os clamados problemas de oclusão são bastante comuns no dia a dia dos consultórios. E, quando não corrigidos, podem afetar a qualidade de vida do paciente e trazer problemas para o futuro.

Abrir e fechar a boca corretamente promove uma boa mastigação, interfere na dicção e na estética da face. Por isso, vale a pena buscar um profissional para ajudá-lo a resolver essa questão.

Para saber um pouco mais sobre o que são os problemas com a mordida e como resolvê-los não deixe de conferir!

Por que pacientes apresentam a má oclusão?

Existem inúmeros fatores que podem causar a má oclusão. O uso de chupeta, mamadeira e até o hábito de chupar os dedos, podem ser um motivo. Por isso, buscar por chupetas ortodônticas deve ser uma preocupação dos pais.

Além disso, problemas respiratórios como adenoide, sinusite e renite também podem contribuir para a má oclusão.

A perda precoce dos dentes, alterações hormonais, traumas e tumores e até a alimentação excessivamente pastosa podem prejudicar o paciente gerando alterações na mordida.

Tipos de má oclusão

Existem diferentes tipos de má oclusão. Para cada um deles, diferentes tratamentos podem ser sugeridos pelo dentista. Abaixo, vamos explicar quais são os principais.

Sobre mordida

Ocorre quando os dentes da arcada superior recobrem mais de 100% da arcada inferior.

Mordida cruzada

Ocorre quando a arcada superior não fica ligeiramente à frente da arcada inferior, gerando o não encaixe entre mandíbula e maxila.

Mordida aberta

Quando o paciente morde, existe um espaço entre a mandíbula e a maxila, fazendo com que os dentes não se juntem.

Desvio de linha médica

Ocorre quando a arcada superior não está alinhada com a arcada inferior.

Diastemas

Ocorre quando o paciente tem falhas nos dentes que fazem com que a mordida não se encaixe

Apinhamento

Quando o paciente tem dentes de mais, ou o tamanho dos dentes são superiores a arcada gerando o desalinhamento e os problemas na mordida.

O tratamento é mesmo necessário?

A má oclusão é um problema físico que não se corrige naturalmente. Quando o paciente não busca por auxílio, existem grandes chances de o problema afetar o crescimento dos ossos da face. Por isso, buscar um tratamento ortodôntico é uma ótima forma de evitar cirurgias no futuro, além de problemas com a mastigação e fala que podem ser afetadas pela má oclusão.

Como corrigir problemas com a mordida?

Não existe um tratamento único para corrigir a má oclusão. Por isso, é essencial buscar um dentista da sua confiança para que ele realize o diagnóstico e encontre a melhor solução para o seu caso.

Em geral, os aparelhos ortodônticos fixos e móveis são os tratamentos mais comuns. Porém, espaçadores também podem ser utilizados para solucionar o problema.

[O aparelho ortodôntico é o tratamento mais indicado para problemas com a mordida. Saiba mais sobre os mitos e verdades envolvendo os aparelhos!]

Problemas com a oclusão causam inúmeros desconfortos no paciente que vão desde de dores de cabeça até deformação na face. Para morder melhor e ter uma vida mais saudável busque um dentista.

Gostou dessas dicas? Confira também como funciona o aparelho de porcelana e porque ele pode ser mais interessante para o seu caso! Clique aqui e saiba mais!