O implante dentário nada mais é do que a instalação de um pequeno tubo metálico, substituto da raiz do dente, para a instalação de uma prótese no local do dente perdido. Por envolver uma pequena cirurgia, muitos pacientes têm dúvidas sobre o tratamento, como é feito e quais os resultados que ele proporciona. Por isso, no post de hoje vamos trazer os principais questionamentos levados aos consultórios envolvendo o tema implante dentário. Pronto para tirar suas dúvidas? Então continue acompanhando nosso post!

1. Qual a taxa de sucesso dos implantes?

Comparado a outros procedimentos, os implantes dentários apresentam uma alta taxa de sucesso. Cerca de 98% dos casos de implante são bem sucedidos. Como a perda de um dente costuma afetar de forma significativa a autoestima do paciente, além de ser um procedimento com alta taxa de sucesso, boa parte dos pacientes acaba ficando muito satisfeito com o resultado final.

2. Qualquer pessoa pode fazer implante dentário?

Existem certos casos nos quais não é recomendável que o paciente realize o procedimento. São eles: gravidez, realização de tratamentos como quimioterapia e radioterapia, osteoporose e hepatite. Quem fuma em excesso pode até fazer o tratamento, porém, os casos de insucesso do implante são altos para esses casos.

3. É possível ter rejeição do implante?

Não. O implante envolve uma instalação de um cilindro de titânio onde posteriormente é instalada a prótese do dente. Como o titânio é um material biocompatível, ele se integra ao tecido ósseo sem apresentar nenhum tipo de rejeição. Por ter essa característica, o titânio faz com que o implante fique fixo na estrutura da arcada dentária, conferindo aos dentes artificiais o mesmo aspecto dos dentes naturais.

4. Implantes importados são melhores que os nacionais?

Essa questão é bastante relativa, pois existem materiais nacionais e importados de ótima qualidade, bem como de péssima qualidade também. Como todos os implantes são de titânio e as empresas passam por um processo de certificação e avaliação antes da comercialização, isso garante a qualidade dos materiais, independentemente de serem nacionais ou importados. Apenas uma marca internacional possui uma qualidade muito diferenciada com relação às demais, no entanto, esse material costuma ser bem mais caro.

5. Dói na boca e no bolso?

Como já explicamos aqui no blog, a dor do procedimento de colocação de um implante dentário é mínima se comparada a outros procedimentos cirúrgicos. Em geral, a colocação do implante envolve apenas uma anestesia local. Como boa parte do procedimento envolve a manipulação do tecido ósseo, que não é enervado, mesmo os pacientes mais sensíveis costumam achar o procedimento bastante tranquilo.

No que se refere ao custo, é preciso que um profissional avalie o caso, para posteriormente apresentar um orçamento. Hoje, no entanto, com a melhoria da qualidade dos materiais nacionais e as facilidades dos planos odontológicos, já é possível encontrar tratamentos bastante acessíveis.

Tem dúvidas sobre o implante dentário? Quer saber mais sobre os custos? Então não deixe de incluir seus comentários abaixo. A DentalPrev conta com planos que podem ajudá-lo a conquistar um sorriso bonito e saudável com uma equipe de profissionais altamente qualificados em odontologia.