Diminuir as taxas de rotatividade se transformou em um verdadeiro desafio para qualquer empresa. Mais do que selecionar bons colaboradores, hoje o setor de RH tem o desafio de retê-los. Uma das principais estratégias do RH de muitas empresas é o oferecimento de benefícios. Porém, não são todos os benefícios que representam um bom incentivo para os colaboradores. Afinal, cada empregado conta com um perfil e necessidades diferentes.

Alguns dos benefícios, no entanto, ainda costumam agradar a todos. E, certamente um deles é o plano odontológico para colaborares. Segundo uma pesquisa feita pela Catho, 40,4% dos empregados consideram o convênio odontológico como o benefício mais importante oferecido pelas companhias.

Mas porque os planos odontológicos ainda são tão valorizados pelos colaboradores? Para saber mais sobre os motivos, não deixe de conferir!

Plano odontológico: conheça o seu valor

O plano odontológico continua sendo um grande atrativo para colaboradores. Além da consciência com relação aos cuidados com a saúde bucal, a questão estética também se tornou bastante importante. Afinal, o sorriso é um cartão de visita e tem seu valor no mercado de trabalho.

Não é à toa que, segundo dados da Agência Nacional de Saúde (ANS), entre janeiro de 2017 e janeiro de 2018, houve um crescimento de cerca de 1,4 milhão de usuários nos planos odontológicos. No total, 23,06 milhões de brasileiros fazem uso dele.

Além disso, existem algumas razões pelas quais os planos odontológicos para colaboradores ainda são muito são valorizados. São eles:

1.      Prevenção de problemas bucais

Quem é beneficiário de um plano odontológico pode realizar consultas de rotina, evitando uma série de problemas bucais no futuro.

Quem não possui um plano odontológico para colaboradores, em geral, sempre acaba adiando à ida ao dentista. Seja por esquecimento, ou até mesmo por economia, muitas vezes a saúde bucal sai prejudicada. Como consequência, é comum pacientes só procurarem ajuda quando um problema grave ou emergência acontecem.

Deixar de realizar consultas periódicas, no entanto, costuma ser mais caro e bem mais dolorido. Por isso, os colaboradores acabam reconhecendo facilmente a importância de um plano odontológico.

2.      Economia em relação aos planos particulares

O plano odontológico para colaboradores contribui para o bolso do funcionário. Afinal, as consultas e os tratamentos particulares têm um custo bastante elevado.

Uma simples limpeza bucal, por exemplo, pode custar entre R$ 200,00 a R$1.000,00 dependendo do profissional sua qualificação e localização do consultório.

 

Com o plano, o profissional não gastará o próprio salário para cobrir o tratamento de muitas doenças, nem tampouco procedimentos de rotina. Assim, como a economia é certa, não há quem não goste de ter um plano odontológico para colaborador.

3.      Diversidade de tratamentos

Existe uma grande variedade de tratamentos bucais hoje em dia, que vão das questões de saúde à estética. E quem não quer ter um sorriso bonito e alinhado, não é mesmo? Por isso, para muitos o plano de saúde para colaboradores representa uma oportunidade para cuidar da saúde e da estética dos dentes.

Dependendo do tipo de cobertura, o colaborador pode ter acesso aos mais variados tratamentos como:

  • ortodontia: destinado para crianças e adultos, com o objetivo de posicionar corretamente os dentes e os ossos faciais;
  • implante: reposição de dentes visando tanto a boa mastigação e fala quanto a melhora da autoestima;
  • prótese: também conhecida como dentadura. O procedimento é feito para substituir diversos dentes;
  • clareamento: feito para deixar a cor dos dentes mais branca, proporcionando um sorriso mais bonito e saudável.

Vantagens também para a empresa

O odontológico para colaboradores representa uma série de vantagens. Mas elas não ficam restritas apenas aos funcionários. Empresas que também investem em oferecer planos odontológicos saem ganhando.

A primeira vantagem de oferecer esse tipo de benefício diz respeito à produtividade. Em tratamentos mais complexos, é muito comum que os funcionários sejam afastados. Logo, oferecendo um plano odontológico as chances de faltas e licenças são bem menores.

Empresas que demonstram cuidado com seu time de colaboradores também ganham. Afinal, a fidelidade depende de ações recíprocas e, toda vez que o funcionário vê que a empresa investe nele, ele não se dispõe a trocá-la por qualquer oportunidade.

Por fim, o plano odontológico para colaboradores não pesa no orçamento da empresa. O investimento costuma ser bem acessível para as organizações dos mais variados tipos e tamanhos. A empresa declarar o gasto com o convênio para deduzir no Imposto de Renda, da mesma forma como funciona para os demais benefícios (plano de saúde, vale-refeição e auxílio-farmácia).

Gostou de saber porque o plano odontológico para colaboradores ainda é tão desejado? Descubra também como um a odontologia do trabalho pode contribuir com a produtividade da sua empresa. Clique aqui e saiba mais!