Placa de acrílico ou silicone: Descubra o preço e muito mais

O bruxismo é uma desordem funcional que se caracteriza pelo ranger ou apertar os dentes excessivamente durante os períodos do sono. Além de promover desconfortos como dores de cabeça, dores na musculatura da mandíbula e amolecimento dos dentes, o bruxismo pode prejudicar a estética promovendo o desgaste. Por isso são usadas placa para bruxismo.

Não se sabe ao certo os reais motivos que causam o bruxismo. No entanto, na maioria dos casos, essa disfunção está relacionada ao estresse. Por se tratar de uma disfunção que se manifesta durante o sono, o bruxismo não é facilmente identificado. Em geral, quando a pessoa procura assistência médica ou odontológica, os sintomas mais sérios já se instalaram.

O tratamento mais adequado deve envolver múltiplas áreas. Além da odontologia, a psicoterapia e a psiquiatria também podem contribuir para amenizar o quadro. A prática de esportes, meditação e relaxamento também são amplamente indicadas para aliviar o estresse e, consequentemente, o bruxismo.

Do ponto de vista odontológico, o bruxismo não tem cura. Porém, tem tratamento! As placas para bruxismo são indicadas para promover a proteção contra o desgaste, além de induzir o relaxamento da musculatura da mandíbula e aliviar as articulações. As placas de mordida podem ser confeccionadas tanto em silicone quanto em acrílico e podem ter diferentes valores dependendo do profissional e da região onde o paciente se encontra.

Por que a placa de acrílico custa mais caro?

Primeiramente, o dentista irá radiografar a boca do paciente e depois moldá-la para construir a prótese. Esta, por sua vez, poderá ser tanto de acrílico quanto de silicone. O preço médio da placa de acrílico é de R$ 500,00 enquanto a de silicone custa em média R$ 250,00.

Embora a placa de silicone seja mais barata e mais confortável para o paciente, ela costuma ser menos eficiente e por se de um material poroso, pode contribuir para o acúmulo de bactérias e prejudicar a higienização.

A placa de acrílico, por sua vez, embora mais cara, costuma ser mais efetiva e apresenta bons resultados para a maior parte dos pacientes.

Somente o uso da placa para bruxismo não resolve o problema. É preciso uma confeccção personalizada e consulta no dentista. Por isso, além do custo das placas, o paciente deve considerar o custo das consultas e da manutenção do tratamento, que consiste em uma série de desgastes na placa para que o paciente se sinta mais confortável e o tratamento seja mais efetivo.

Em média, as placas devem ser trocadas a cada seis meses e o paciente deverá higienizá-la e guardá-la adequadamente evitando a proliferação de bactérias e microorganismos.

O bruxismo, conforme explicamos é uma disfunção que não tem cura. No entanto, o uso das placas faz com que os sintomas diminuam ou até sumam para muitos casos.

Você sofre com os sintomas do bruxismo? Tem dúvidas sobre o tratamento? Então não deixe de comentar aqui sobre as suas principais questões. A DentalPrev conta com diversas soluções para quem precisa desse tipo de tratamento, além de oferecer uma rede completa de profissionais super capacitados. Ligue e confira já os planos da DentalPrev!

19 replies to Placa de acrílico ou silicone: Descubra o preço e muito mais

  1. Eu comprei ela e estou usando faz uma semana e escovo o dente varias vezes e limpo ela toda vez com um pouco de pasta e escovada levemente… mas agora estou percebendo um cheiro estranho e que incomoda e o cheiro fica na minha boca tambem… o que devo fazer para esse cheiro sumir ? Ou ameniza-lo? (minha dentista me passou a informação para usa-la 24hrs por dia e só tirar para comer. Durante 2 semanas.). Nao quero continuar com esse mal cheiro

  2. QUAL O PLANO QUE A DENTAL PREV TEM? GOSTARIA DE PROVIDENCIAR LOGO, POIS A QUE EU USAVA, ESTAVA DENTRO DA MINHA BOLSA E EU FUI ASSALTADA E LEVARAM TUDO. E TOU ACABANDO MEUS DENTES. GRATA
    FATIMA FREITAS

  3. Olá boa noite. Minha filha range muito os dentes,sempre quando dormi.ela tem 6 anos,as placas podi prejudicar o desenvolvimento da mandíbula dela.?obrigada

  4. Quero saber como usar a placa quem usa prótese inferior e superior? Pq so vejo pessoas que tem dentes próprios!

  5. Mahatma Romero.
    Nossa vc digitou todas as palavras que eu pensava em digitar.
    Alguem nos ajudeeeeee…
    Por favor?
    Si eu conseguir a resposta te escrevoooo

  6. Tenho sentido mtas dores na parte inferior… mta mesmo, como se os dentes ciso os 4 quses se nascer de uma só vez… só existe esse tipo de tratamento? Pois além de td ainda tenho problemas com ânsia de vômito!

  7. Romero,eu li em uma matéria que uma vez por semana é recomendável deixar de molho com um pouquinho de água sanitária,talvez resolva o problema do mal cheiro.
    Um abraço e boa sorte

  8. Não pode lavar a placa com creme dental, tem que ser sabonete líquido neutro. Deve ser por isso o cheiro estranho na sua placa.

  9. Ola,Tdo bem? Eu uso esta placa ha anos… No inicio realmente tinha um cheiro desagradável… Isso me incomodava tbm. E expliquei a situação para o profissional q a fez para mim, ele foi tão bom profissional que não tive mais problema. Ele disse lave-a todos os dias apos o uso e seque-as bem e coloque na caixinha tbm seca e limpa, o cheiro de fruta q a em na caixinha passara para ela e não ficara mais com o cheiro desagradavel. Ou seja o q faz ela dar o mau cheiro é ficar suja e molhada. Comigo deu certo… Não tive mais problema… Faça o teste. Espero ter ajudado. Deus abençoe VC.

  10. Tenho uma placa de silicone coloco pra dormir pq ranho muito os dentes mais quando acordo estou sem ela, n está frouxa e hj fui na dentista que fez pra mim além de me dizer que é normal a placa ficar saido da boca disse que n vai reembolsar meu dinheiro estou endiguinada se n está boa ela tinha que fazer outra agora n sei o que faço

  11. Minha placa é de acrílico mas sinto muito desconforto e dor nos dentes como se tivesse ficado apertada mas minha dentista que fez e foi mudada pelos meus dentes será que é normal

  12. Eu uso a placa de acrílico fazem umas duas semanas, e minhas dores sumiram. Para higienizar, eu lavo com detergente neutro e uma escova de dentes, fica bem limpinha e sem cheiro. Para dormir foi estranho no começo, mas logo se acostuma, eu tinha dores terriveis de cabeça e de ouvido sem motivo aparente, e era por causa de bruxismo.

  13. Ola boa noite fiz uma placa de acrilico quando coloquei na boca estava mais apertada. E depois de 1 mes ela ficou frouxa na boca . E normal ficar frouxa??

  14. que bom que da certo tbém comecei usar ontem e to estranhando muto mas vou insistir

  15. Ola, eu gostaria de saber se esta placa é obrigatória sempre nos dentes superiores, ou também pode ser feita para os dentes inferiores? Como isto é decidido pelo dentista?

  16. Tenho que tá fazendo reajuste na placa sempre, pois cada reajuste é o preço de uma consulta é o plano não cobre

  17. Peça pra sua dentista fazer um alívio nela. Ela fica um pouca apertada mesmo, mas se estiver doendo ela vai lixar um pouquinho. Foi o que meu dentista fez.

Deixe uma resposta