Conheça o passo a passo de um tratamento de canal

Cáries profundas, fraturas ou trincas nos dentes facilitam a penetração de bactérias que podem infeccionar a polpa, tornando necessário o tratamento de canal. Traumas também podem afetar esse tecido, promovendo a degeneração avançada, ou seja, a morte da polpa, fazendo com que o dentista precise removê-la. A polpa do dente é o que causa a sensibilidade, por isso, esse tipo de infecção, além do inchaço e da mudança de coloração dos dentes, pode ser bastante dolorida.

A endodontia é a área da odontologia responsável por tratar doenças e lesões que afetam a polpa dos dentes. Consequentemente, é o ramo que estuda as melhores técnicas para promover o tratamento de canal.

Embora seja um tratamento muito comum na rotina dos consultórios, alguns pacientes temem que se trate e um “tratamento 3D”, ou seja: demorado, difícil e dolorido. Brincadeiras à parte, para tirar todas as dúvidas e também aliviar os medos, separamos um passo a passo do tratamento de canal, para que você entenda a importância de cada fase até a restauração completa do dente lesionado e não fuja do seu dentista!

Saiba como é feito o tratamento de canal

– Primeiro passo: anestesia, abertura da coroa e remoção do tecido

O primeiro passo é remover a polpa. Para isso, o dentista aplica uma anestesia local e com uma broca ele promove uma abertura na coroa do dente para acessar então o tecido pulpar e removê-lo.

As radiografias do dente lesionado servirão para auxiliar o dentista na identificação da polpa inflamada e lesionada e permitirão que o profissional remova apenas o tecido afetado, sem que seja atingida a gengiva e outras partes do dente.

– Segundo passo: limpeza dos canais

Após toda a remoção da polpa, que é feita com uma lima, o dentista inicia o processo de limpeza dos canais. Como a polpa é um tipo de tecido, ela é irrigada por uma série de vasos sanguíneos localizados nos canais. Estes, por sua vez, são raspados, esvaziados e desinfetados totalmente para o preenchimento com um material obturador específico, chamado de cimento odontológico. Antes do preenchimento, o dentista ainda pode solicitar algumas radiografias com o objetivo de averiguar se todo material infectado de fato foi removido.

– Terceiro passo: restauração

Em geral, o tratamento de canal é feito em etapas. Para muitos casos, após a remoção e limpeza, o dentista ainda realiza um intervalo antes de aplicar o material obturador e a restauração definitiva. Essa primeira etapa (remoção e limpeza) serve para selar o dente e também protegê-lo.

Por fim, a coroa é fechada com uma resina própria restaurando completamente o dente. Embora esteticamente o dente seja reconstruído, o paciente perde a sensibilidade pois é justamente na polpa que ficam todos os nervos. Dependendo do número de canais e do grau da infecção, o canal pode ser tratado em uma ou mais consultas. Porém, com o avanço da endodontia o número de consultas e a eficiência dos tratamentos vêm se aprimorando.

Tem dúvidas sobre o tratamento de canal? Então deixe seus comentários abaixo. A DentalPrev conta com planos que podem ajudá-lo a conquistar um sorriso bonito e saudável com uma equipe de profissionais altamente qualificados na odontologia.

14 replies to Conheça o passo a passo de um tratamento de canal

  1. É possível alguém que já passou por tratamento de canal, ter que refazê-lo futuramente?
    pois fiz 1 canal há 4 anos aproximadamente e foi fechado com aquela substancia prateada,
    2 anos após fui pelo convênio da empresa, fazer a troca desta substância por resina idêntica ao dente,
    melhorando assim minha estética bucal.
    Mas, este mês, tive muita dor neste mesmo dente e como não tenho mais o convênio, procurei o antigo dentista. O qual me disse que esta resina libera um tipo de gás (ou substância) que afeta todo o dente tendo a necessidade de refazer o canal….. fiquei um tanto confuso, confesso! mas diante da imensa dor que passei, aceitei o tratamento.

  2. Olá. ….Já tem 8 messes que fiz dois canal e sinto pequenas dores. ..falei com a minha dentista ela diz que é normal por não ter colocado o aparelho ainda vai me encomodà é serto isso

  3. Fiz um tratamento de canal e to com muita dor isso é normal?

  4. Ha quase um ano fiz canal
    Ja estou retratando ha varias sessoes
    E a dor continua
    O que pode ser?

  5. Se eu fizer o canal em um dente, quero saber se eu poderei com o tempo colocar um dente fixo se poderei implantar a.

  6. Boa noite! Dr a + ou – 4 anos fiz um canal em um dente. Mas n sei como,e nem sei se ė normal sentir dor nesse mesmo dente. Ė normal e pq dessa dor?

  7. Estou grávida de 12 semanas e precisei fazer um curativo no canal e tratar após a gestação, a dentista removeu a polpa e Td melhorou a dor q eu sentia 24 hrs por dia, pq tive q esperar o início do segundo trimestre de gestação.. não sinto mais nada de incômodo, será q depois q o bebê nascer vou ter q continuar.. não poso nem tirar radiografia pra saber q nível está.

  8. Eu fiz um tratamento de canal a um mês e hoje meu dente tratado saiu um negócio cor de rosa da grossura de um fio dental o que pode ser?

  9. Fiz um tratamento de canal ha 10 anos tive muita dor e tive que fazer um retratamento foi muito.dificil e demorado

  10. Nossa senhora!!! Estou muito preocupado com essas dores pós tratamento que todos comentaram.
    Estou com uma cirurgia de canal para o dia 02/02/2017.
    Meu dente não esta doendo e nunca incomodou, ele só trincou do meio para esquerda em um acidente causando uma enorme janela enfim…
    Escolher entre a estética e a dor e muito complicado.

  11. Boa noite!Eu tratei de um canal em um dente zizo, a menos de um ano.toda vez que acordo sinto meu dente doer ,só de o outro encostar nele,depois melhora .E sinto que eu mesmo escovando igienizando sinto que este tem um cheiro forte.o que pode ser?Grato

  12. Fui a clinica sem dor, apenas quebrou a obturação, de um dente molar, ela radiografou e disse que teria que tratar um canal pois dois estavam calcificados e ela perfurou este canal com motor até a raiz por uma hora, fui embora voltei depois de 15 dias e ela perfurou o outro canal que estava calcificado porem sem sucesso, no mesmo dia fraturou a raiz, e muita dor, voltei lá e ela radiografou e disse que teria que extrair o molar e colocar implante, fiquei apavorado. Extraiu o dente, ou seja perdi um dente assintomatico, em função disso resolvi entrar com ação no forum contra a clinica, pois perfurar um canal calcificado, ninguém faz pois não se acha. Ao perfurar o segundo canal por uma questão de biomecanica leva a instabilidade da raiz e fratura e a perda do dente. Ela não usou a lima para limpar o canal mas um motor, não isolou o canal para evitar infecção. Só que os diretores da clinica dizem que ela seguiu o protocolo e está correto. Só que eu paguei o tratamento que resultou na perda do dente. Vamos aguardar a decisão de um juiz.

Deixe uma resposta