Não existe felicidade maior para os pais do que ver os filhos sorrindo. Porém, mais do que proporcionar momentos de alegria, os pais também são uma peça chave na hora de garantir um sorriso bonito e saudável aos pequenos. Além de incentivar a escovação após as refeições, os pais devem contar com o auxílio de um dentista para realizar a profilaxia e cuidados específicos, garantindo que o sorriso do seu filho seja bonito e saudável durante toda a vida.

Na hora de buscar um profissional, no entanto, é preciso escolher um dentista especialista. Cuidar da saúde bucal dos pequenos é uma atividade delicada, que requer uma certa dose de psicologia e atenção especial. Por isso, o dentista certo para o seu filho é um odontopediatra, um profissional especializado em bebês e crianças que promove a saúde bucal com o cuidado necessário e sem traumas!

Para conhecer um pouco mais sobre a odontopediatria e como cuidar da boca do seu filho, confira!

A odontopediatria e sua importância na infância

Um sorriso bonito e saudável para toda a vida começa na infância. A odontopediatria é uma especialidade dentro da odontologia destinada a promover os cuidados com a saúde e a higiene bucal, exatamente nessa fase da vida.

Conheça 5 dicas para estimular seu filho a escovar os dentes todos os dias.

O odontopediatra, além de ensinar as crianças a cuidarem de seus dentes de forma divertida, incentiva hábitos saudáveis fazendo com que a higiene bucal faça parte do dia a dia da criança. Esse profissional também cuida de cáries e outros problemas bucais que podem surgir durante a infância.

Os dentes de leite (decíduos), por mais que sejam substituídos na fase adulta, possuem uma grande importância para o surgimento dos dentes permanentes. Além de serem responsáveis pela mastigação e a fala das crianças, os dentes de leite também realizam a manutenção do espaço para que os dentes permanentes possam surgir de forma saudável.

Dentes de leite cariados ou até perdidos durante a infância trazem consequências negativas para os dentes permanentes que vão desde manchas, até a alteração do espaço da boca, que acaba prejudicando totalmente a mordida.

Levar os filhos a um odontopediatra, portanto, pode prevenir uma série de problemas bucais e complicações na fase adulta.

Quem tem medo de dentista?

Qualquer dentista pode atender crianças, porém, apenas o odontopediatra conta com conhecimentos específicos para realizar o tratamento de forma tranquila tanto para as crianças, quanto para os pais. Esse profissional também tem a missão de transformar a consulta em um encontro divertido, estimulando as crianças aos bons hábitos de higiene bucal.

Boa parte dos adultos que tem medo de enfrentar a cadeira do dentista é porque passaram por situações ou intervenções traumáticas durante a infância. As crianças são mais sensíveis em diversos aspectos e por isso o tratamento dos problemas bucais e a profilaxia devem contar com técnicas específicas para que a consulta seja agradável, divertida e sem que as dores se transformem em uma tortura aos pequenos.

Para crianças e bebês

A odontopediatra atende não apenas as crianças como também os bebês. É recomendável que os cuidados odontológicos se iniciem desde a gestação, para que a futura mãe seja orientada sobre hábitos alimentares e também de higiene.

O odontopediatra está capacitado para lidar com bebês. Por isso, a primeira consulta pode ser feita logo nos primeiros seis meses de vida.

Ainda existe muito receio dos pais em levar bebês ao dentista, pois muitos acreditam que são muito pequenos e frágeis. Porém, o odontopediatra conta com técnicas específicas para lidar com a higienização e profilaxia em todas as idades.

Contar com o auxílio de um odontopediatra pode fazer toda a diferença no presente e no futuro. Sem choros, sem drama e com muitos sorrisos. Vale a pena consultar um!

Tem dúvidas sobre os cuidados com a saúde bucal dos seus filhos? Então não deixe de incluir seus comentários abaixo. A DentalPrev conta com planos especiais para toda a família e uma equipe de profissionais altamente qualificados para lidar com todas as idades.