Joaquim é um mecânico que trabalha em uma linha de produção, manipulando máquinas pesadas. Certo dia, ao apertar um determinado parafuso, uma peça escapou e acabou gerando a fratura de quatro dentes. Em razão do acidente, Joaquim precisou passar por uma cirurgia e ficar um bom período de licença. Esse fato altera diretamente a produtividade das empresas.

Luciana é uma profissional de limpeza que, depois de sofrer uma queda durante o trabalho, acabou machucando a boca e vem faltando sucessivamente. As faltas de Luciana vêm atrapalhando não apenas os horários da empresa, como obrigam seu empregador a contratar uma nova profissional temporária, para suprir suas faltas, sem que seja necessário arcar com o ônus de uma demissão.

Tanto Joaquim, quanto Luciana, podem não ser funcionários da sua empresa. No entanto, isso não significa que situações como estas deixem de atingir o seu negócio. Problemas bucais, motivados por causas diretamente relacionadas ao ambiente de trabalho, geram consequências negativas às empresas. Faltas, gastos com horas extras e contratação de profissionais suplementares são apenas alguns dos ônus a serem assumidos pelo empregador.

Em razão de acontecimentos como estes, cada vez mais empresas reconhecem a importância de contar com um profissional especializado em Odontologia do Trabalho. Para saber mais como esse profissional atua e de que maneira ele pode ajudar a diminuir custos do seu negócio e até melhorar a lucratividade, vale a pena conferir!

Absenteísmo e Odontologia do Trabalho

Não é mais segredo para nenhum gestor ou departamento de RH que uma alta taxa de absenteísmo prejudica a produtividade das empresas e, consequentemente, seu faturamento.

O absenteísmo não é medido apenas pelo número de faltas dos colaboradores, mas também pelos seus atrasos. Empresas que contam com uma alta taxa, além de serem menos produtivas, oneram seu orçamento com o pagamento de horas extras, bem como, com a contratação de profissionais suplementares que possam substituir aqueles que faltam.

Embora nem sempre as faltas sejam causadas por problemas bucais, é um fato que empresas que se recusam a ter uma visão holística sobre a saúde do trabalhador, acabam criando práticas paliativas, que são pouco eficientes e, da mesma forma, geram gastos.

Odontologia do Trabalho, produtividade das empresas e lucro

Cada vez mais empresas vem reconhecendo a importância de se contar com um profissional especializado em Odontologia do Trabalho. Esse ramo, dentro da Odontologia, tem como principal função promover a compatibilidade entre as atividades do trabalho e a preservação da saúde bucal do trabalhador, priorizando sempre a melhor produtividade das empresas.

Além de identificar, avaliar a monitorar os fatores que podem causar riscos à saúde bucal, esse profissional também promove uma assessoria técnica, visando a ergonomia e a higiene no ambiente de trabalho.

Um dentista especializado em Odontologia do Trabalho pode auxiliar na escolha correta dos equipamentos de proteção, além de planejar e implementar programas de educação permanente visando boa saúde bucal, além de prevenir acidentes de trabalho e doenças ocupacionais.

O dentista do trabalho também realiza exames odontológicos para fins trabalhistas e analisa estatisticamente quais são as causas que levam ao absenteísmo relativos aos problemas bucais.

Hoje, a Odontologia do Trabalho já é regulamentada pelo Conselho Federal de Odontologia e conta com uma norma que trata sobre as funções e atividade desse profissional.

Custo ou investimento

Casos de trabalhadores que sofrem acidentes e acabam mutilando seus dentes são mais comuns do que se imagina. Seja por falta de atenção, seja por falta de orientação e uso adequados dos EPI’s,a fratura dos maxilares e a luxação dos dentes é bastante comum em empresas que exercem diferentes tipos de atividades.

Investir em Odontologia do Trabalho significa investir em prevenção e ter como resultados o aumento da produtividade das empresas e a diminuição dos índices de absenteísmo. Para gestores que visam otimizar seu lucro e melhorar o ambiente da empresa, apostar nessa especialidade pode trazer excelentes resultados.

Você já conhecia essa especialização dentro da Odontologia? Tem dúvidas sobre como a Odontologia do Trabalho pode beneficiar sua empresa? Precisa de um Plano Odontológico que atenda seus funcionários? A Dental Prev conta com diversas opções. Deixe seus comentários e saiba mais!