Um sorriso pode ter múltiplos significados. Ele pode ser um sinal de alegria, sarcasmo, gentileza, arrogância, flerte, receio e até loucura. Embora o sorriso em diferentes culturas signifique na maioria das vezes felicidade e satisfação, não é em todo lugar do mundo que ele é interpretado da mesma maneira.

Segundo uma pesquisa publicada no “Jornal of Nonverbal Behavior em 2016, o significado de um sorriso em diferentes culturas pode variar. Ainda que ele tenha uma conotação positiva para a maior parte do mundo, um sorriso pode contar com associações negativas.

A pesquisa conduzida por Kuba Kris traz dados interessantes sobre fatores que impactam o significado de um sorriso mundo a fora! Ficou curioso para saber o que significa dar um sorriso por aí? Então, não deixe de conferir!

O sorriso e a inteligência

Um dos dados mais interessantes trazidos pela pesquisa diz respeito à associação entre o sorriso e a inteligência. Para os japoneses, iranianos, russos, franceses e sul coreanos, indivíduos que sorriem são considerados menos inteligentes. Já para os alemães, suíços, chineses, malaios e austríacos, o sorriso é um sinal de inteligência superior. Para os noruegueses, indonésios e chineses nascidos em Hong Kong não existe uma associação direta entre inteligência e indivíduos sorridentes.

O sorriso e a corrupção

Um dado interessante trazido pelo estudo diz respeito à relação entre o sorriso e a honestidade. Para a maioria das culturas, pessoas sorridentes são consideradas mais honestas do que aquelas que não sorriem. No entanto,  países que contam com um alto índice de corrupção, por muitas vezes, não associam o sorriso  à honestidade.

Segundo pesquisadores, o alto grau de corrupção enfraquece os significados positivos de um sorriso em determinadas culturas. Deixando de ser um sinal de credibilidade.

O sorriso em um mundo globalizado

Os dados da pesquisa trazem implicações práticas, especialmente quando se trata de mercado de trabalho. Em um mundo globalizado, pequenos gestos podem significar o fechamento de negócios ou uma contratação. Por isso, sabendo que nem sempre o sorriso em diferentes culturas significa confiança e competência, em uma entrevista de trabalho ou em uma roda de negociações ele pode não ser tão bem-vindo!

Sorrir sem mostrar os dentes

Outra pesquisa interessante que traz dados curiosos sobre sorrir foi realizada pelo professor Colin Jones, da Queen Mary University of London, na Inglaterra. Segundo o professor Jones, o ato de sorrir entre reis e rainhas da Inglaterra era um ato rude e ofensivo.

Além do sorriso estar aliado à falta de seriedade, a precariedade da higiene bucal na época também pode explicar porque sorrir não era algo positivo na antiga Inglaterra. Como hábitos de higiene não eram conhecidos, mesmo na aristocracia, sorrisos bonitos e bom hálito não deviam ser nem um pouco comuns.

[Já ouviu falar em sorriso gengival? Então, saiba o que é e como corrigir essa questão estética]

Mesmo que o sorriso obtenha diferentes significados, ter um sorriso bonito e saudável traz mais benefícios do que desvantagens. Cuidar da saúde bucal diariamente e visitar seu dentista com frequência é a melhor forma de ter um sorriso bonito para usá-lo a seu favor!