É comum que dentes careados, que sofreram perda óssea ao seu redor, que estão quebrados ou os dentes do siso sejam submetidos à extração. Esse tipo de procedimento é um dos que mais apavoram os pacientes. Mas não há o que temer! Basta apenas conhecer os cuidados e recomendações do que fazer depois da extração do dente.

Através de anestesia no momento da extração e da administração de analgésicos, os pacientes praticamente não sentem qualquer tipo de dor durante a extração. E o inchaço, que surge depois, nada mais é do que um processo inflamatório comum, que visa recuperar a área lesada.

Para se sentir mais tranquilo e confortável, confira a seguir dicas do que fazer após extração de um dente.

5 dicas para fazer depois da extração de um dente

1 – Compressa com gelo

A compressa com gelo ou bolsa de gelo nas primeiras 24 horas é muito importante para evitar ou diminuir o inchaço proveniente da extração. A baixa temperatura, provocada pela aplicação do gelo, auxilia na contração dos vasos sanguíneos, que estão dilatados devido ao processo inflamatório causado pela extração, evitando assim o grande fluxo sanguíneo e a liberação de líquidos celulares para a região de onde o dente foi extraído.

2 – Cuidado com alimentos

Após qualquer tipo de extração, é importante saber que tipo de alimentos ingerir. Evite alimentos quentes, pelo menos nas primeiras 24 horas, pois a região de onde o dente foi retirado estará sensível e pode voltar a sangrar. Dessa forma, dê preferências à alimentos frios como sorvetes de massa, picolé, sucos e leite. No dia seguinte já é permitido também alimentos mornos e macios, como purês, ovo cozido e macarrão, por exemplo.

3 – Muita atenção à higienização

A higienização deve ser feita com uma escova de cabeça pequena e cerdas macias para não agredir a área já lesionada. É muito importante realizar a higienização de maneira eficaz após a extração, pois ela irá retirar os restos de alimentos, evitando assim riscos de infecção. Outro ponto importante é a utilização de enxaguantes bucais: só se deve utilizá-los se houver orientação do dentista.

4 – Evite cigarro e álcool

Cigarro e álcool são totalmente proibidos para quem realizou algum tipo de extração dentária. A fumaça gerada pelo cigarro penetra na mucosa e interfere de maneira negativa na cicatrização. O álcool interfere na ação de medicamentos, como antibióticos e analgésicos, e pode cortar suas ações antibacterianas e de diminuição de dor.

5 – Repouso total

Muitas pessoas gostam de praticar atividades físicas ou então trabalham em pé. Após a extração de um dente, é preciso que se faça repouso por alguns dias para não estimular a circulação sanguínea e acarretar problemas como sangramento e infecções, por exemplo.

Embora pessoas tenham medo de realizar extrações dentárias, esses procedimentos são totalmente seguros, indolores e tranquilos. Basta seguir as dicas que não haverá qualquer tipo de problema.

Gostou do texto? Compartilhe-o! Faça com que mais pessoas saibam o que fazer após extrair um dente e também percam o medo de se consultarem com o dentista.