Uma boca saudável tem gengivas rosadas e que cobrem inteiramente a raiz dos dentes. A falta de uma higiene bucal adequada pode levar a  inflamações na gengiva. Um problema que acaba causando muito incômodo e desconforto. Porém, quando essa inflamação se torna crônica, o paciente pode estar diante de um quadro de periodontite, uma doença grave que pode até gerar a perda dos dentes.

Para saber mais sobre o que é periodontite, quais os sintomas e tratamentos da periodontite, vale a pena conferir!

O que é periodontite

A  doença periodontal como também é conhecida, é uma inflamação crônica da gengiva. Ela pode ser decorrente de inúmeros fatores como a genética, hormônios, cigarro, uso de medicamentos, diabetes, entre outras doenças associadas.

No início, a periodontite afeta apenas o tecido gengival, provocando inchaço, irritação e incômodo. Nos estágios mais avançados, a periodontite pode gerar a perda do tecido gengival e também afetar os ossos da boca, comprometendo a estabilidade dos dentes. Por isso, é fundamental buscar tratamento desde o início.

Uma forma de controlar a doença, além de fazer visitas regulares ao dentista, é manter as escovações frequentes e o uso diário do fio dental.Em seus estágios mais avançados, no entanto, apenas a higiene bucal adequada não é o suficiente.

Nas fases mais avançadas, existem espaços entre os dentes e as gengivas que acabam promovendo a infecção. Em casos como este, portanto, o acompanhamento de um periodontista, ou seja, um dentista especializados em gengiva, é fundamental.

Tratamento da periodontite

Tanto o tratamento da gengivite, quanto da periodontite, requer dedicação e disciplina do paciente. Além de conhecer e aplicar as técnicas corretas de higiene bucal, o paciente deve realizar visitas ao periodontista a cada três meses, pelo menos.

Para tratar esse problema, além da higiene bucal adequada, é essencial diagnosticas e estabilizar a doença por meio de sessões de raspagem para a remoção do tártaro. Esse tipo de tratamento só poderá ser realizado em um consultório, por isso, é fundamental contar com um dentista especializado.

Nos estágios mais avançados da periodontite, podem ser necessárias algumas cirurgias, além de terapia fotodinâmica e uso de antibióticos.

A cada visita ao periodontista, sempre é necessário verificar a escovação, o tipo de creme denta e escovas que estão sendo utilizados, já que isso acaba influenciando no controle da doença.As visitas de pacientes com problemas mais graves podem ser mensais ou trimestrais dependendo do quadro.

Para quem tem problemas crônicos, como é o caso da periodontite, contar com um plano odontológico pode ser a melhor solução tanto para a saúde bucal quanto para o bolso. Para escolher um bom plano, algumas dicas na hora de escolher o seu, também vale a pena.

A periodontite pode se tornar grave, se o paciente não tomar os cuidados desde o início do diagnóstico. Gengiva saudável também é sinônimo de sorriso bonito. Por isso, vale a pena investir!

Você já sabia o que é periodontite e quais as suas causas? Tem dúvidas? Então, deixe seus comentários abaixo!