Altas taxas de absenteísmo estão diretamente ligadas com a baixa produtividade dentro das empresas. Gestores e profissionais de RH perceberam que investir na saúde e no bem-estar do trabalhador traz excelentes resultados. Esses resultados, benefícios da odontologia do trabalho, podem ser sentidos não apenas no faturamento, como também no ambiente corporativo.

Por este motivo, assim como o médico, o dentista se tornou um profissional imprescindível nas empresas, especialmente para evitar diversas doenças ocupacionais. Atualmente a Odontologia do Trabalho é uma especialidade que vem ganhando cada vez mais espaço no mercado, já que cada vez mais empresas reconhecem a importância de evitar problemas de saúde, especialmente da saúde bucal do trabalhador.

Para saber um pouco mais sobre a atuação desse profissional e a sua importância para as empresas, não deixe de conferir o post de hoje!

Saúde bucal no ambiente de trabalho

A Odontologia do Trabalho é uma especialidade dentro da Odontologia. Ela visa compatibilizar de forma permanente a preservação da saúde bucal do trabalhador com as suas atividades exercidas na empresa.

Um dentista no ambiente da empresa é capaz de fazer o diagnóstico precoce de diversas manifestações orais em doenças ocupacionais. Esse diagnóstico pode evitar problemas tanto para o trabalhador quanto para o empregador. Além disso, a educação para uma boa higiene bucal evita diversas doenças que acabam gerando faltas e, consequentemente, queda da produtividade.

Regulamentação e demanda por profissionais

Hoje a Odontologia é uma especialidade já reconhecida pelo Conselho Federal de Odontologia. Ela já editou uma norma que regulamenta, entre outros aspectos da Odontologia, as atividades realizadas dentro da Odontologia do Trabalho.

Segundo a Resolução CFO 22/2001, o dentista do trabalho, além de promover a saúde bucal entre os trabalhadores, possui uma série de outras atividades.  Avaliar e monitorar fatores ambientais que podem representar riscos à saúde bucal do trabalhador, assessorar questões relacionadas à segurança, ergonomia e higiene e implementar campanhas para a educação dos trabalhadores, são algumas das atividades realizadas por este profissional.

A previsão é que a demanda por profissionais especializados cresça. Tanto que já tramita no Congresso Nacional um Projeto de Lei (PL 422/07) visando a obrigatoriedade de um dentista do trabalho nas empresas.

Benefícios da odontologia do trabalho

Investir na saúde bucal dos funcionários traz benefícios diretos e indiretos, tanto para os colaboradores quanto para as empresas.

Funcionários que contam com esse tipo de suporte se sentem valorizados e tendem a retribuir, trabalhando com mais produtividade. Além disso, o trabalho preventivo ajuda a evitar problemas bucais que costumam gerar faltas e licenças.

Boa parte dos funcionários costuma aderir ao Programa de Odontologia Ocupacional. A razão disso é que processos industriais representam riscos à saúde bucal, pela exposição de agentes químicos, físicos e biológicos.

Para as empresas, por sua vez, embora muitas enxerguem a Odontologia do Trabalho essa visão vem mudando. Muitos empresários não sabem, mas a Odontologia do Trabalho tem uma função predominantemente preventiva e não assistencialista. Logo,  o convênio odontológico, visa prevenir problemas e riscos futuros que podem trazer altos custos ao empresário.

Investir em saúde bucal, além de melhorar o ambiente de trabalho, auxilia a empresa a obter a certificação em saúde e segurança do trabalho. Outra grande vantagem deste investimento é evitar acidentes de trabalho.

Basta só imaginar uma situação onde um funcionário com problemas bucais resolve se automedicar. O resultado disso, devido aos efeitos colaterais do remédio, como a sonolência, é o colaborador acabar se acidentando na empresa.

Situações como esta são mais comuns do que se imagina e são episódios que podem ser evitados com o auxílio de um profissional especialista em Odontologia do Trabalho.

Você já conhecia essa especialização dentro da Odontologia? Tem dúvidas sobre como a Odontologia do Trabalho pode beneficiar sua empresa? Precisa de um Plano Odontológico que atenda seus funcionários? A Dental Prev conta com diversas opções. Deixe seus comentários e saiba mais!