Muita gente sonha com um sorriso perfeito e alinhado. Porém, antes de colocar o aparelho ortodôntico é comum escutar uma série de fatos, que nem sempre são verdadeiros. “Posso comer pipoca? ”, “Vou precisar de cuidados especiais com o aparelho? ”, “Alguns tipos de aparelho são mais eficientes do que outros? ”. Essas são apenas algumas das dúvidas que surgem no consultório dos ortodontistas. Para eliminar de vez essas questões e explicar os reais mitos e verdades sobre o aparelho ortodôntico, não deixe de conferir o post que preparamos para você!

O aparelho ortodôntico requer cuidados especiais

Verdade. Após a colocação do aparelho, o paciente vai precisar tomar alguns cuidados especialmente com a higienização. Utilizar uma escova com cerdas ultra macias e uma espécie de agulha de plástico para auxiliar na passagem do fio dental, são apenas alguns deles. Visitar o dentista regulamente para a manutenção e limpeza também é importante, tanto para evitar problemas bucais quanto para a boa evolução do tratamento.

Quem usa aparelho ortodôntico não pode comer certos alimentos

Mito. Dentre todos os mitos e verdades sobre o aparelho ortodôntico, as restrições com a alimentação talvez seja uma das questões mais comuns entre os pacientes. Quem usa aparelho pode comer qualquer tipo de alimento. No entanto, são necessários alguns cuidados na hora de ingerir alimentos mais duros ou mesmo fibrosos. Alimentos como azeitonas, pipoca ou amendoim, por exemplo, requerem cuidados na hora de mastigar. Da mesma forma, alimentos como a manga, que costumam deixar fiapos entre os dentes e entre as estruturas do aparelho, requerem uma boa higienização após serem ingeridos.

O aparelho ortodôntico pode dificultar a fala

Verdade. Especialmente no início do tratamento, onde o paciente passa por um período de adaptação. Com a colocação do aparelho é muito comum que os lábios acabem tomando uma nova posição. Esse tipo de movimentação, bastante comum, pode atrapalhar a fala no início. Porém, isso não é nada grave e a maioria dos pacientes depois de poucas semanas já está falando normalmente.

O aparelho estético é menos eficiente do que o aparelho ortodôntico tradicional

Mito. Existem diversos tipos de aparelhos fixos e móveis que possuem finalidades e características diferentes. Os aparelhos estéticos foram elaborados especialmente para pessoas que não gostam da ideia de ter um sorriso metálico, ou ainda, dependem da estética para realizarem sua profissão. É o caso, por exemplo, de modelos, jornalistas de TV e até aeromoças.

O aparelho estético, no entanto, possui a mesma eficiência de um aparelho tradicional. Apenas suas peças são confeccionadas considerando as questões estéticas do paciente.

Após a retirada do aparelho ortodôntico, os dentes podem voltar a entortar

Verdade. Mesmo com o fim do tratamento, devido à oclusão, a arcada dentária pode continuar se movimentando, causando o entortamento dos dentes. Por isso, após a retirada do aparelho ortodôntico é essencial que o paciente ainda utilize o aparelho de contenção por pelo menos dois anos. Isso faz com que tanto os ossos quanto os ligamentos periodontais se estabilizem evitando que os dentes se movimentem.

Quanto mais apertado o aparelho, mais eficiente o tratamento

Mito. O excesso de força aplicada na arcada dentária através do aparelho pode até prejudicar a eficiência do tratamento. Isso porque a boca precisa de um tempo para responder aos estímulos do aparelho. Assim, o ideal é ir ajustando aos poucos e de forma consistente a força do aparelho, evitando os excessos.

A manutenção e a retirada do aparelho ortodôntico só devem ser feitas no consultório

Verdade. Tanto a manutenção quanto a retirada do aparelho ortodôntico devem ser feitas por um ortodontista em seu consultório. Esse profissional é especializado nesse tipo de tratamento, fazendo com que a manutenção e a retirada do aparelho sejam feitas de forma correta.

Ter um sorriso alinhado e perfeito, de fato, tem um preço. Porém, com as informações certas, você pode ter certeza: ele é bem menor do que você imagina!