Gengiva inchada nem sempre significa a presença de gengivite. Várias podem ser as causas de inchaço na gengiva e conhecê-las é essencial para se buscar o melhor tratamento. Confira quais as causas de inchaço na gengiva e saiba como ficar em dia com a sua saúde bucal!

A gengiva

Cuidar corretamente da gengiva é fundamental para a saúde bucal. Formada por um tecido fibroso, grosso e repleto de vasos sanguíneos, ela é responsável pela sustentação, nutrição e proteção dos dentes.

A gengiva ainda possui um papel importante para a fala e é essencial para a estética do sorriso.

 

O inchaço na gengiva

O inchaço da gengiva, ou edema gengival, normalmente começa no limite da gengiva com o dente. A gengiva fica vermelha, ao invés da sua cor rosada habitual, sensível e dolorida. Além disso, a gengiva sangra facilmente durante a escovação ou uso do fio dental.

A gengiva pode inchar muito, chegando mesmo a esconder partes dos dentes.

 

As causas de inchaço na gengiva

As causas de inchaço na gengiva podem ser pequenas lesões ou até mesmo sinal de alguma doença nos dentes ou na própria gengiva.

O inchaço pode ser causado por pequenos traumatismos durante a escovação dos dentes ou ingestão de algum alimento. Nesses casos, a gengiva fica inchada porque houve uma agressão externa, e não há com o que se preocupar. Em alguns dias, a gengiva voltará ao normal.

Porém, quando o inchaço das gengivas vem acompanhado de outros sintomas, como sangramentos, sensibilidade, dor ou até mesmo mau hálito, é preciso ficar atento. Ele pode indicar a presença de doença periodontal.

Vejamos agora quais as causas de inchaço na gengiva mais corriqueiras:

 

  • Mudanças hormonais, principalmente durante puberdade, gestação e menopausa podem causar o inchaço das gengivas.

 

  • O inchaço pode ser um sinal de inflamação causada por algum fragmento de alimento, que tenha se alojado no espaço entre a gengiva e o dente.

 

  • Às  vezes, certas substâncias, contidas no enxaguante bucal ou na pasta de dentes, podem causar uma reação alérgica no delicado tecido da gengiva, que acaba inchando.

 

  • Alguns medicamentos podem ocasionar o inchaço da gengiva, como por exemplo os anticoncepcionais e anticonvulsivantes. Assim, sempre que for ao dentista informe quais os medicamentos está tomando.

 

  • Dentaduras, próteses e aparelhos dentários, quando colocados de maneira errada, por profissionais não especializados, podem ferir gravemente a gengiva, causando dor, inchaço e

 

  • O cigarro torna o organismomais vulnerável a inflamações e sangramentos na gengiva, que consequentemente deixam a gengiva inchada.

 

  • A  deficiência de vitamina C e de niacina, conhecida como vitamina B3, vitamina PP ou ácido nicotínico, também é uma das causas de inchaço na gengiva.

 

  • Algumas doenças  como a diabetes, leucemia, câncer, epilepsia, HIV e herpes labial, podem também ser causas de inchaço na gengiva.

 

Só o dentista poderá avaliar com segurança a causa do inchaço e qual o tratamento adequado ao caso. Assim, não hesite em procurar seu dentista se notar algum inchaço na gengiva.

 

A gengivite

Entre as causas de inchaço na gengiva, a mais grave e que merece maior atenção é sem dúvida a gengivite.

A gengivite é a inflamação da gengiva. É uma doença causada pela placa bacteriana que se acumula nos dentes e deve ser corretamente tratada pelo dentista. Quando não tratada ele pode evoluir para uma periodontite, uma forma muito mais grave da doença. A periodontite pode comprometer os tecidos de sustentação dos dentes, ocasionando a perda dos mesmos.

A doença, além do inchaço, sangramento e sensibilidade, pode causar retração da gengiva, secreção de pus ao redor dos dentes e mau hálito. Nos casos mais graves, ela pode chegar a alterar a acomodação dos dentes na arcada, afetando a mordida do paciente. O tratamento da gengivite deve ser acompanhado por um dentista que poderá prescrever produtos para uso local e antibióticos.

 

Como você pode ver, ter sempre a disposição dentistas competentes é essencial para uma boa saúde bucal. Para não ter preocupações com isso e ainda economizar, uma boa ideia é contratar um plano odontológico para sua família e também para os seus funcionários.
Se quiser saber mais sobre a gengivite, confira no nosso blogtudo que você precisa saber sobre a gengivite. E não deixe também de conhecer nossos planos odontológicos empresariais.