implantes dentários implante dentário

Os Implantes dentários tem como objetivo restaurar a saúde bucal, assim como o tratamento de canal, devolvendo um ou mais dentes perdidos e ausentes, melhorando assim, a mastigação, a fala, a estética e a autoestima do paciente. É constituído por um pino implantado cirurgicamente no osso e tem a função de raiz de dente para posterior adaptação de uma única, ou várias coroas protéticas, que podem ser fixas ou removíveis.

Até aí tudo bem, você já sabia. Mas com tanta tecnologia e avanços na área de Odontologia, fica difícil saber qual dos tantos implantes existentes no mercado é o mais indicado para o seu caso, não é verdade? Saiba então, como escolher.

Quais os tipos de implantes dentários?

São inúmeros os tipos de implantes fabricados por empresas no Brasil e de todas as partes do mundo. Isso faz com que cada um produza um tipo diferente de implante dentário, desde os mais simples até os mais sofisticados.

O mais importante é saber que estes implantes variam em material, formato, desenho, tamanho, modelo, preço e tratamento de superfície e possuem também diferentes indicações e técnicas de implantação.

Qual o mais usado?

Atualmente, o tipo de implante dentário mais utilizado é o implante ósseo integrado, com base de titânio. Usado no tratamento de pacientes parcial ou totalmente desdentados, é muito eficaz, resistente e apresenta altas taxas de sucesso.

Não esqueça que só o profissional implantodontista poderá avaliar e saber qual implante dentário é o mais indicado para o seu caso, uma vez que um implante que seja indicado para você, não necessariamente seria também indicado para um outro membro da sua família ou amigo.

Como escolher?

Mais importante do que você ter conhecimento e saber escolher implante dentário é conhecer a taxa de sucesso do tratamento. Guarde bem esta informação: o melhor implante que existe, segundo vários especialistas, é aquele que dá certo. E novamente: qualquer decisão a respeito do implante dentário terá que ser fruto de uma consulta com o seu implantodontista, que após criteriosa avaliação, irá definir e aconselhar sobre a melhor opção para você e para todos os pacientes.

O tratamento com implantes envolve todo um processo que requer conhecimento e treinamento específico. Por isso, a escolha do profissional é indispensável e de suma importância. É bom saber que a escolha feita pelo dentista em relação ao tipo de implante está relacionada com o tipo de problema a ser resolvido, variando de acordo com a idade do paciente, tipo de estrutura e estado maxilar e ósseo do paciente.

O implantodontista de sua escolha realizará um exame detalhado, envolvendo exame clínico para avaliar sua condição bucal, dentes e quantidade e qualidade óssea. Ele também levantará seu completo histórico médico e até as razões da perda dos dentes. Exames complementares como radiografias e/ou tomografias e modelos de estudo poderão ser solicitados. Portanto, procure sempre um profissional que lhe oriente e passe confiança.

Ficou alguma dúvida? Já possui implantes e não sabia destas informações? Deixe um comentário.