Harmonização Orofacial: conheça o tratamento estético para alinhar o seu sorriso

Após o fim de um tratamento ortodôntico, o paciente consegue ter os dentes perfeitamente alinhados. No entanto, isso não significa que o novo sorriso está em harmonia com a face. Para quadros como estes, a harmonização orofacial pode ser a solução. Esse tratamento, que é composto por diversas técnicas, vem ganhando cada vez mais espaço nos consultórios odontológicos em razão dos resultados.

Para quem tem dentes alinhados, mas ainda não conquistou aquele bonito sorriso, vale a pena conferir o que é e como funcionam as técnicas da harmonização orofacial!

O que é harmonização orofacial?

A harmonização orofacial é um tipo de tratamento que visa equilibrar as questões funcionais com a estética da face. Por meio de técnicas específicas e procedimentos, o cirurgião dentista corrige algumas imperfeições que acabam afetando o resultado estético do sorriso.

Aplicação de toxina botulínica, ácido hialurônico e até a bichectomia são alguns exemplos de procedimentos que fazem parte de um tratamento de harmonização orofacial.

Vale destacar que nenhum desses tratamentos é uma cirurgia e todos realizam procedimentos pouco invasivos visando a correção estética.

Aplicação de botox

A aplicação da toxina botulínica, o famoso “botox” é uma das principais técnicas utilizadas na harmonização orofacial. Trata-se de um procedimento pouco invasivo que confere mais firmeza para a pele. A aplicação do botox é bastante segura e o paciente tem poucos riscos de comprometimento motor ou vascular. Porém, mesmo sendo um procedimento seguro, é essencial que o paciente busque um cirurgião dentista capacitado e especializado em procedimentos de harmonização orofacial.

Por meio do preenchimento, o cirurgião dentista corrige imperfeições como rugas, sorriso gengival, posição da sobrancelha e até o lifting da face. Todas essas correções permitem que o sorriso e a face fiquem mais simétricos e harmônicos, promovendo bons resultados estéticos.

Bichectomia

Já tratamos aqui no blog sobre a bichectomia. Esse procedimento visa a retirada da gordura de Bichat, que fica localizada nas bochechas. O procedimento é capaz de afinar a face e trazer mais harmonia entre o rosto e o sorriso.

Trata-se de um procedimento cirúrgico que envolve alguns riscos ao paciente. Por isso, é necessário que a sua realização seja avaliada com cautela por um cirurgião dentista.

Ácido hialurônico

Por fim, outra técnica que faz parte da harmonização orofacial é a aplicação do ácido hialurônico. Utilizado para minimizar o chamado “bigode chinês” e diminuir o contorno e o volume dos lábios, sua utilização também tem como finalidade harmonizar a face e o sorriso, corrigindo algumas imperfeições.

A aplicação do ácido hialurônico se assemelha bastante à do botox e, da mesma forma, pode trazer excelentes resultados.

Ácido deoxicólico

Por fim, a aplicação do ácido deoxicólico é outra técnica da harmonização orofacial. Utilizado principalmente para reduzir a papada, sua aplicação também promove bons resultados estéticos, deixando o sorriso mais harmônico com a face.

A harmonização orofacial, sem dúvida, promove ótimos resultados. No entanto, é essencial que seja realizada por profissionais capacitados, que possuam conhecimentos tanto da odontologia quanto da estética.

Gostou dessas dicas? Então, não deixe de conferir mais sobre como o clareamento pode deixar seu sorriso mais bonito, sem afetar seu bolso! Clique aqui e saiba mais!