O GUIA COMPLETO aparelho ortodônticoQuem usa aparelho fixo sabe que a higienização bucal e dentária deve ser redobrada e, às vezes, por mais que se cuide, continua aquela sensação de que não está totalmente limpo. Não se preocupe, neste post você poderá conferir se está deixando de realizar alguma etapa, além de ver dicas de como fazer uma escovação dentária e sobre como limpar o aparelho ortodôntico de maneira completa.

Higienização bucal

Para manter a saúde bucal em dia, deixando dentes e gengivas livres de cáries, inflamações e infecções, é importante contar com o acompanhamento de um dentista e realizar sua limpeza diariamente de maneira disciplinada.

Você deve estar se perguntando se isso vale apenas para quem tem aparelho ortodôntico. Pois bem, a resposta é que não. Vale para todos!

A maior diferença dos cuidados com a higiene bucal para pacientes que estejam em tratamento com aparelho fixo, é que estes necessitam de mais tempo para uma completa higienização, utilizar outros acessórios para complementar e facilitar a escovação.

Vamos entender melhor?

Dicas de escovação para quem usa aparelho ortodôntico

  • É possível realizar uma escovação dentária e bucal completa apenas com sua escova convencional, mesmo usando aparelho fixo.
  • Caso não se sinta satisfeito, existem no mercado, outros excelentes instrumentos capazes de limpar de maneira mais detalhada peça por peça do aparelho.
  • A escova ortodôntica apresenta uma canaleta central capaz de acomodar e “abraçar” os bráquetes e arco, limpando-os por cima e por baixo ao mesmo tempo.
  • Independentemente de escova convencional ou ortodôntica, é importante que ela seja de cabeça pequena e com cerdas macias e regulares.
  • Deve-se aplicar o creme dental e segurar a escova sempre na horizontal e angulada em 45 graus em relação aos dentes, executando movimentos de vai e vem e apoiando as cerdas abaixo dos bráquetes e depois acima também.
  • Como complemento, pode-se utilizar de uma escova interdental. Ela terá apenas um tufo em forma de cone, facilitando sua passagem entre cada peça, limpando os quatro lados do bráquete que por ventura possa não ter sido escovado com a outra escova maior.
  • A escova interdental pode ser do tamanho convencional ou também pequena para quem busca carregar sempre consigo na bolsa.
  • A parte mais complicada e que demanda mais paciência e tempo é a do fio dental. Mas, esta é também uma das fases mais importantes, já que tem o objetivo de limpar as superfícies laterais dos dentes e a região mais profunda e interna da gengiva que nenhum tipo de escova consegue acessar.
  • Para facilitar a passagem do fio dental, existem dois acessórios: o chamado passa-fio, dispositivo em forma de agulha de plástico e facilmente encontrado em grande quantidade em farmácias ou um fio dental Super Floss (da Oral B), que já possui uma de suas extremidades rígidas e plastificadas, imitando o passa-fio.
  • Passa-se dente por dente, gengiva por gengiva, entre dente e aparelho. Confira o passo a passo para uma higiene bucal completa.
  • O enxaguante bucal ou uma solução fluoretada poderá ser acrescentado quando solicitada pelo seu ortodontista.
  • Não esqueça de também escovar a língua, superfície capaz de reter resíduos alimentares prejudicando a saúde bucal e trazendo mau hálito. Esta etapa pode ser feita com a escova ou com um limpador lingual, peça plastificada em forma de “pá”, facilmente encontrada em farmácias.
  • A escovação deve ser feita sem pressa e com cuidado. Certifique-se de que não tenha deixado nenhum dente sem escovar.

E você? Como faz para limpar sua boca, dentes e aparelho ortodôntico? Compartilhe sua experiência nos comentários e, na dúvida, consulte sempre seu dentista.