Dentes caírem é normal?

Somente os dentes de leite, também chamados de decíduos, devem cair. Isso acontece por volta dos 5 ou 6 anos da criança e, nessa fase, é comum haver a troca de dentição. Porém, os dentes permanentes devem durar a vida toda.

Para que os dentes permanentes não caiam, uma boa higiene bucal é fundamental. Dentes saudáveis nos acompanham até a terceira idade, auxiliando nas funções da fala, mastigação e deglutição.

Pra saber mais porque os dentes caem e como evitar que isso aconteça, não deixe de conferir!

Por que os dentes caem?

O principal motivo que leva os dentes a caírem é a falta de higiene bucal. Problemas como as cáries e a doença periodontal, que podem ter a queda dos dentes como consequência, são evitadas com uma boa higiene bucal.

As visitas periódicas ao dentista também são importantes. Afinal, somente um profissional pode identificar o problema em seu estágio inicial, impedindo que a doença chegue a um estágio mais grave.

No caso das cáries, por exemplo, a queda dos dentes só ocorre quando a polpa e a raiz são afetadas. Esse é um estágio avançado de deterioração dos dentes que só é causado se o paciente postergar suas visitas ao dentista.

Da mesma forma, a doença periodontal que pode levar a queda dos dentes é um estágio mais avançado da gengivite. Assim como a cárie, a gengivite também é uma doença que pode ser tratada no consultório, evitando consequências mais graves.

Dicas para manter os dentes saudáveis para a vida toda

Para manter a dentição permanente saudável é preciso cultivar bons hábitos diariamente. Abaixo vamos tratar dos principais!

Escovação

Uma boa escovação é essencial para ter os dentes bonitos e saudáveis por toda vida. O ideal é escovar os dentes após todas as refeições, ou pelo menos três vezes ao dia. Além dos dentes propriamente, o paciente também deve se preocupar em higienizar a língua e utilizar o fio dental.

A escova deve ter cerdas macias pois facilitam a limpeza sem machucar as gengivas. Além disso, os movimentos devem ser feitos de cima para baixo, na arcada superior e o contrário na inferior, para que a sujeira seja removida corretamente.

Alimentação

A alimentação também é importante para a saúde bucal. Evitar alimentos ricos em açúcares é essencial para manter a saúde dos dentes. Alimentos fibrosos também são bons aliados, já que ajudam na remoção de sujeiras.

[Saiba mais sobre como a alimentação influencia na sua saúde bucal!]

Visitas ao dentista

Muitas doenças bucais em seu estágio inicial não causam sintomas. É o caso da cárie, que no início, é quase imperceptível. Apenas o dentista é capaz de identificar o problema e iniciar o tratamento, evitando consequências mais graves. Não por outra razão, visitas periódicas ao dentista são essenciais.

Fumar

Para quem deseja ter dentes bonitos e saudáveis para a vida toda, evitar o cigarro é fundamental. O cigarro é um grande inimigo da saúde bucal e deve ser evitado principalmente por quem quer dentes para a vida toda.

Meu dente caiu, o que faço?

Caso o dente caia, é fundamental buscar um dentista para fazer a reposição do dente perdido. Em geral, é necessário fazer um implante, mas outros tratamentos também podem ser indicados, dependendo do caso.

A reposição do dente é essencial. Além de manter a estética do sorriso, ela evita a movimentação dos demais dentes, evitando problemas com a arcada e a oclusão.  Um implante, por exemplo, evita a reabsorção óssea, fazendo com que os dentes vizinhos não se movimentem.

Gostou dessas dicas? Então, não deixe de conferir também as principais dúvidas sobre implante dentário! Clique aqui e saiba mais!