O implante dentário vem para substituir um ou mais dentes, às vezes todos, que estão ausentes na boca. A presença deste novo elemento não só promove um sorriso mais estético, como melhora a qualidade de vida de quem o tem, uma vez que também devolve a eficiência mastigatória. Sua instalação, como você bem sabe, é realizada através de cirurgia e, como toda cirurgia e procedimento, merece atenção. Por isso, acompanhe no post de hoje, os cuidados necessário no pós-operatório da colocação de implante dental.

Cuidados após instalação do implante dentário

Pós-operatório

  • Terminado a cirurgia, já é importante o uso da compressa gelada ou bolsa com gelo até o segundo dia. É recomendado nas primeiras 48 horas já que a baixa temperatura vai contrair os vasos, diminuindo o fluxo de fluídos, consequentemente diminuindo edema/inchaço, além de diminuir o processo inflamatório e a dor.
  • Se o inchaço continuar mesmo após o uso do gelado dentro de 72 horas, é recomendado fazer uso de compressas quentes. Desta maneira, o calor irá dilatar vasos e aumentar o fluxo sanguíneo, “amolecendo” o líquido que vazou e acumulou e que ainda pode estar presentes.
  • Repousar bastante (de preferência na posição sentada), não baixar a cabeça por longos períodos e evitar fazer esforço físico pesado vão evitar possíveis hemorragias.
  • Se ocorrer pequeno sangramento, comprima o local com tampão de gaze e algodão durante uma hora. Se houver leve sangramento nasal, não assoe o nariz. Caso ainda precise, consulte seu implantodontista.
  • Retorne para a consulta agendada (geralmente de uma semana a dez dias após a cirurgia) com o profissional para avaliação e acompanhamento da recuperação, e também para remoção dos pontos.
  • Não se esqueça que nos primeiros dias após a cirurgia estes cuidados são de vital importância e irão interferir, quando bem feito, positivamente no sucesso do tratamento.

Medicação

Siga corretamente as orientações e tome os medicamentos indicados pelo profissional, tanto para auxiliar no processo inflamatório, como para evitar infecções e para cessar a dor.

Dieta

Nas primeiras 24 horas, alimentos líquidos e principalmente gelados.

Do segundo dia até o sétimo dia, ingerir alimentos líquidos, gelados e/ou temperatura ambiente, pastosos e macios. Deve-se evitar ao máximo mastigar no local do procedimento até a liberação pelo dentista.

Higienização

A limpeza do novo dente e do local após a cirurgia, e mesmo depois de cicatrizado, está diretamente relacionadas a um perfeito resultado.

Escovação diária disciplinada e uso do fio dental são imprescindíveis, e não se pode mais ter dúvida quanto a isso.

Seu implantodontista irá lhe orientar quanto a escovação. E o uso do enxaguante bucal, só se o profissional pedir, e o que ele indicar.

Periodicidade

Tão importante quanto a higienização é o acompanhamento periódico. Estes retornos para controle e manutenção nas datas agendadas devem ser cumpridos a risca. Devem ser feitas a cada três, quatro ou seis meses, conforme recomendações do dentista.

Hábitos

Não se pode fumar ou ingerir bebidas alcoólicas, nem mesmo roer unhas, canetas e outros objetos.

Não usar a prótese parcial removível ou total até a orientação do implantodontista.

eBook dicionario saude bucal

Gostou destas dicas? Se você que tem um implante dentário, como foi seu pós-operatório? Compartilhe sua experiência conosco. Escreva e, na dúvida, consulte sempre seu dentista.