A cárie é causada pela presença de ácidos produzidos por bactérias da boca e é um dos principais problemas no âmbito da saúde bucal. Com a ação constante desses ácidos, o esmalte dos dentes é corroído, promovendo a cavidade da cárie. Muitos são os fatores que contribuem para o seu aparecimento. Hábitos alimentares, flúor e até hereditariedade podem auxiliar no seu aparecimento. Porém, a falta de prevenção com a higiene bucal e a higiene oral inadequada são os principais motivos que facilitam o aparecimento dessa doença.

Quando não tratada, a cárie pode se transformar em uma infecção de raiz, um problema mais sério onde são necessários a ida ao dentista e o tratamento de canal, cirurgia e, dependendo docaso, até a extração dos dentes.

Diagnóstico da cárie

Muitas vezes a cárie se desenvolve abaixo da superfície do dente e, por isso, só pode ser identificada pelo dentista. Visitas regulares a este profissional podem evitar que cáries se transformem em um problema mais grave.

Prevenindo a cárie

Existem diversas formas de evitar as cáries. Separamos 10 maneiras que devem ser adotadas por todos para evitar esse problema:

Como falamos, a cárie nem sempre é visível e de fácil identificação. Por isso, é importante consultar o dentista periodicamente para que ele possa avaliar a presença de eventuais cáries e trata-las adequadamente.

  •        Escovação correta

A correta escovação é o principal fator de uma limpeza oral completa. Escolha sempre escovas com cerdas macias e troque-as, pelo menos a cada dois meses. A escovação deve ser feita com o posicionamento da escova a 45 graus e sempre no sentido contrário ao da gengiva. O ideal é escovar sempre após todas as refeições.

  •        Fio dental

O fio dental ou a fita dental contribuem para remover resíduos mais difíceis, que se acumulam entre os dentes facilitando o aparecimento da placa e consequentemente da cárie. É necessário utilizá-los diariamente, em especial, antes de dormir.

  •        Higienizar a língua

Outro fator importante é a higienização da língua. Muitas bactérias se acumulam na língua facilitando o aparecimento das cáries. Mas não use a escova de dentes para isso. Existem no mercado limpadores específicos para a língua.

  •        Usar pouco creme dental

Quando colocado em excesso, o creme dental costuma fazer muita espuma provocando a falsa sensação de limpeza. A higienização é promovida pela fricção da escova com os dentes. Por isso, o ideal é focar nos movimentos adequados e na quantidade da pasta; sendo que o tamanho de um grão de ervilha é suficiente.evitar cáries - ebook passo

  •        Alimentação saudável

Uma alimentação saudável é essencial para a qualidade de vida e combate as cáries. O açúcar é o alimento favorito das bactérias, por isso, diminua seu consumo e escove os dentes sempre apósconsumir esse tipo de alimento.

A ingestão da água contribui para aumentar a salivação, equilibrando o PH da boca e evitando a proliferação de bactérias.

  •        Não fumar

O cigarro, entre outros males, diminui o equilíbrio da flora bucal favorecendo o aparecimento de cáries.

  •        Aumentar o consumo de água de acordo com a idade

Pessoas com mais idade tendem a diminuir a salivação, um fator que pode contribuir para o aparecimento das cáries, uma vez que, a saliva equilibra o PH da boca evitando a proliferação das bactérias. Por isso, é essencial aumentar o consumo de água com a idade.

    .         Atenção para o bruxismo

O bruxismo é uma doença causada pela contração da boca e o ranger dos dentes. Esse tipo de doença facilita o aparecimento de trincas no esmalte, que, por sua vez, favorecem o surgimento das cáries.

Gostou desse post? Quer saber mais sobre tratamentos e planos odontológicos, então consulte o site e saiba mais sobre os planos odontológicos da Dentalprev!