Para ter uma boa saúde bucal, também é importante cuidar da gengiva. Afinal, é a gengiva que protege os ossos da boca e garante uma boa estabilidade aos dentes. Quem deseja ter um sorriso bonito não deve descuidar de uma boa higiene, garantindo assim não apenas a saúde dos dentes, como também evitando uma gengiva inflamada.

Gengiva inflamada ou que sangra durante a escovação são sempre um sinal de atenção, já que a inflamação da gengiva pode evoluir para problemas mais graves, como a doença periodontal, por exemplo.

Gengiva vermelha, sangramentos, retração dos dentes, gengiva afastada dos dentes e mal hálito são sinais de que está na hora de fazer uma visita ao dentista. Além disso, é preciso conhecer as possíveis causas da gengiva inflamada para evitar esse problema! Quer ter uma gengiva saudável e sem os incômodos da gengivite? Então, confira!

1.    Higiene bucal precária

Uma higiene bucal ruim é o principal motivo leva à gengiva inflamada. Sem a escovação adequada e o uso diário do fio dental, ocorre o acúmulo de resíduos que levam ao aumento da placa bacteriana, irritando a gengiva e provocando o inchaço.

Caso perceba o sangramento frequente durante a escovação, além de procurar o dentista, verifique se está escovando os dentes sempre após todas as refeições. Além disso, o uso regular do fio dental, especialmente antes de dormir, evita o acúmulo da placa bacteriana, principal agente do problema.

2.    Uso de certos medicamentos

O uso de medicamentos como anticoncepcionais, por exemplo, também pode levar à gengiva inflamada. Em situações como essas, além de procurar o dentista para verificar a real causa, é interessante buscar o médico e trocar a medicação.

3.    Mudanças hormonais

Fases que são características pela mudança hormonal, como a puberdade, gravidez, ou mesmo o período menstrual também podem causar o inchaço das gengivas. É importante consultar o dentista, pois, caso o problema persista é fundamental buscar a escova e o creme dental que ajudem a minimizar o problema.

4.    Uso de aparelho

O uso de aparelho ortodôntico exige uma higiene bucal especial para evitar o acúmulo de restos de comida e consequentemente a proliferação de bactérias na boca. É frequente o problema de gengiva inchada em quem usa aparelho, por isso, é fundamental se informar com seu dentista sobre a melhor forma de fazer a higienização.

Além disso, quando colocado de forma inadequada e sem a correta supervisão de um dentista especializado, os ajustes também podem promover a inflamação nas gengivas. Por isso, para esse tipo de tratamento vale sempre contar com o auxílio de um ortodontista, ou seja, um dentista especializado em aparelhos ortodônticos.

5.    Cigarro

Fumar também é um dos fatores que pode promover o inchaço das gengivas. Para quem fuma, é essencial ter o acompanhamento do seu dentista, além de uma boa orientação sobre como fazer a correta higienização e evitar o problema.

6.    Deficiência nutricional

A falta de algumas vitaminas também pode levar ao inchaço das gengivas. O escorbuto, uma doença causada pela falta de vitaminas C, por exemplo, também é um causador de inflamação e doenças na gengiva.

7.    Diabetes e outras doenças

Por fim, doenças como diabetes, leucemia, epilepsia, aids e herpes labial também podem ser possíveis causas da gengiva inflamada.

Sorriso bonito e gengiva inflamada são duas coisas que não cabem em um mesmo sorriso! Por isso não descuide da escovação e também das visitas frequentes ao dentista.

Você já conhecia as possíveis causas da gengiva inflamada? Tem dúvidas? Então, deixe seus comentários abaixo!