A gengivite é uma inflamação da gengiva que se caracteriza pelo inchaço, sangramento ao escovar os dentes e também o mau hálito. Parece algo simples, mas se não tratada de forma correta, pode se agravar e causar até perda dos dentes. Quer saber como prevenir a gengivite? Então confira nossas dicas e melhore a sua saúde bucal!

 

O que é a gengivite?

A gengivite é uma doença cujo principal sintoma é a inflamação da gengiva. Se não tratada, pode evoluir para uma forma mais grave, a periodontite. A periodontite pode até causar a perda dos dentes, já que compromete os tecidos de sustentação dos mesmos.

Quais os sintomas da gengivite?

A gengiva doente costuma ficar inchada, vermelha e sensível. Podem ocorrer sangramentos durante a escovação e o uso do fio dental.

 

A pessoa com gengivite tem mau hálito e frequentemente pode sentir um gosto ruim na boca. Em casos mais avançados, ela pode causar a retração da gengiva e ocorrência de pus ao redor dos dentes.

 

Porém, a gengivite nem sempre causa incômodo, por isso algumas pessoas sofrem com o problema sem saber e só descobrem que possuem gengivite no consultório do dentista.

Quais as causas da gengivite?

A principal causa para o surgimento da gengivite é o acúmulo de placa bacteriana em torno dos dentes, devido à higiene precária. Outras causas são alterações hormonais, principalmente na puberdade, gravidez e adolescência, doenças como câncer, diabetes e HIV e também o cigarro.

Como prevenir a gengivite?

Já sabendo o que é e quais os sintomas e causas, veja agora como prevenir a gengivite:

1.    Tenha uma adequada higiene bucal

A principal forma de prevenir a gengivite é atacando a placa bacteriana com uma adequada higiene bucal.

 

Escove os dentes pelo menos 3 vezes ao dia, por pelo menos 2 minutos de cada vez. Escove também as gengivas e a língua. Se puder, tenha uma escova de dentes elétrica, já que ela é muito mais eficiente na remoção da placa bacteriana do que a escova convencional.

 

Todas as vezes que escovar os dentes, use o fio dental e um enxaguante bucal.

 

2. Cuide da sua alimentação

A melhor maneira de prevenir doenças é com uma boa alimentação. E com a gengivite não poderia ser diferente.

 

Alimentos ricos em vitaminas e minerais ajudam a combater a proliferação de bactérias. É muito importante que se tenha uma dieta rica em alimentos como frutas, vegetais e grãos integrais. Esses alimentos são fontes de vitamina C, vitaminas do grupo B e dos minerais cálcio, ferro, magnésio, potássio, selênio e zinco.

 

Interessante também incluir na dieta alimentos ricos em fibras que ajudam a fortalecer o sistema imunológico.

 

Por fim, para prevenir a gengivite, evite o consumo de açúcar: doces, farinha branca e refrigerantes, etc. As bactérias adoram açúcar e quanto mais açúcar encontrarem na boca, mais provável será o aparecimento da gengivite.

 

3. Não fume

O cigarro interfere no sistema imunológico e aumenta em duas vezes o risco de desenvolvimento de doenças na gengiva.

 

O tratamento da gengivite em fumantes também costuma ser muito mais demorado do que em não fumantes, já que o cigarro dificulta a cicatrização da gengiva.

 

4. Visite seu dentista

Visitas periódicas ao dentista para uma limpeza profunda ajudam a prevenir a gengivite. O ideal é que se faça a limpeza a cada 6 a 12 meses, removendo assim toda e qualquer placa bacteriana.

 

Se notar o aparecimento de algum dos sintomas da gengivite, é fundamental que se procure um dentista para receber o tratamento adequado.

 

Como se vê, uma boa saúde bucal passa necessariamente pelo consultório do dentista, pelo menos uma vez ao ano. Assim, ter profissionais competentes sempre a disposição por um preço justo é uma grande vantagem, que você consegue facilmente contratando um bom plano odontológico.

Então já sabe como prevenir a gengivite? Se quiser saber mais sobre o assunto confira no nosso blogtudo que você precisa saber sobre a gengivite. E não deixe também de conhecer nossos planos odontológicos empresariais,garantindo assim a saúde bucal de todos os seus funcionários.