Em dentes com extensas cáries, grande perda óssea em volta, muito quebrados e principalmente o dente siso, quando não possível de se realizar outro tipo de tratamento e após avaliação por um cirurgião dentista, pode haver indicação de extração dentária. E aí, além da preocupação com a cirurgia em si, que é muito comum de se ter, uma segunda pergunta tem sido cada vez mais frequentemente: “Vai inchar?”. Pois bem, aqui vão algumas dicas para garantir um bom pós-operatório.

Porque incha?

Após a extração dentária, que é uma cirurgia que acaba por lesionar gengiva, tecido mole e osso, o corpo reage com um mecanismo de defesa no local. Células então são ativadas e um processo inflamatório se inicia, causando edema, calor e vermelhidão. Este edema (o inchaço) acontece porque o líquido das células sai dos vasos sanguíneos e deposita-se nos tecidos superficiais.

Quando começa a inchar?

O inchaço pode começar logo ao terminar a cirurgia, quando já se deu inicio ao processo inflamatório citado acima. Porém, seu pico máximo ocorre no terceiro dia. Passada esta fase, a tendência é regredir, o chamado efeito reverso, melhorando a região e voltando ao seu estado normal. Por isso, os cuidados com o pós-operatório nas primeiras horas até o final da primeira semana após a extração são decisivos para uma boa recuperação.

O que fazer para não inchar?

Compressa com gelo nas bochechas nos primeiros minutos e nas primeiras 24 horas é a melhor maneira de diminuir e evitar o inchaço, a dor e o sangramento. Ajuda a contrair os vasos sanguíneos que estão dilatados por conta do processo inflamatório, evitando o alto fluxo sanguíneo e a liberação dos líquidos celulares para aquela região.

Alimentos frios como picolé e sorvete. Pelo mesmo motivo citado acima.

Alimentos líquidos e macios como um macarrão ou sopa, por exemplo, pode em temperatura ambiente. Mastigar alimentos duros e consistentes aumentaria o esforço mastigatório na região ferida, provocando inchaço nas bochechas.

Quente e morno estão liberados após este primeiro dia (as primeiras 24 horas). Pode até se realizar compressa quente, aplicando uma toalha quente e úmida na área, para relaxar a musculatura. Mas só depois das primeiras 24 horas. Antes disso, deve-se evitar.

Medicação prescrita pelo seu cirurgião dentista deve ser levada à risca, cada uma na sua dose, hora e dias indicados corretamente.

Higienização disciplinada. Com escova macia e levemente feita. A escovação não deixará acumular restos de alimentos, acelerando a cicatrização. Enxaguantes bucais também, sempre e só os indicados pelo seu dentista.

Para você saber tudo sobre a higiene bucal após a cirurgia criamos o Passo a passo para uma higiene bucal completa, assim você se previne contra as “dores da boca”!

Outros cuidados após a extração do dente siso

Comida quente nas primeiras 24 horas após a cirurgia não está indicado. Ela aumentará a circulação sanguínea, que já está mais exacerbada que o normal, provocando mais sangramento. Após este primeiro dia, com precaução pode.

Não se deve também beber bebida alcoólica enquanto estiver se medicando. A bebida alcoólica influencia negativamente na ação dos antibióticos e medicamentos. Um dos anti-inflamatórios mais conhecidos é a Nimesulida, porém é muito importante só tomar os medicamentos com a indicação de um especialista.

Evite fumar, pelo menos até a remoção dos pontos. As substâncias tóxicas do cigarro penetram na mucosa e interferem na cicatrização.

Repousar e evitar atividades físicas, principalmente nas primeiras 24 horas, também são indicações para acelerar a cicatrização.

Sete dias após a extração, o paciente deve voltar ao consultório para que o profissional remova os pontos. A retenção prolongada destes causa acúmulo de comida e placa, não deixando que a região cicatrize.

Tomando todos estes cuidados com a alimentação, higienização, repouso, medicamento indicado, diminuição do esforço físico, e principalmente o gelo nos minutos e horas iniciais, diminuirão e muito as chances de inchaço pós-operatório. Não esquecendo que todas essas dicas valem para a extração de siso e para todos os outros dentes também. Siga corretamente as instruções do seu dentista.

tirar o siso ligamos para voce

Você teve algum outro cuidado ao extrair seu dente siso? Conte seu relato nos comentários.