Convencer a criançada a escovar os dentes nem sempre é uma tarefa simples! No entanto, a falta de higiene bucal é uma das principais causas de um problema dolorido e muito chato para os pequenos! Sim, estamos falando da cárie em crianças.

Segundo um estudo realizado pela American Dental Association (ADA), 25% das crianças já tiveram cárie em pelo menos um dente permanente. No Brasil, pelo menos metade das crianças com até 12 anos já teve cárie.

Além de causar desconforto, a cárie em crianças pode gerar a perda de um dente. Ao contrário do que muitos adultos pensam, mesmo em dentes de leite as cáries são nocivas e podem trazer problemas para a dentição permanente.

Para saber como evitar cárie em crianças e estimular desde cedo a higiene bucal em casa, vale a pena conferir!

Higiene bucal começa desde bebê

Não é apenas quando a criança começa a ganhar os primeiros dentinhos que os pais devem se preocupar com a higiene dental e a prevenção das cáries. Desde bebê é necessário realizar a limpeza das gengivas. Com uma gaze ou fralda umedecida em água filtrada, passe na gengiva do bebê antes de dormir. Isso ajuda a criança a já se acostumar com os hábitos de higiene bucal.

Dente de leite e dente permanente

Ao contrário do que muitos pais pensam, preservar os dentes de leite e evitar cáries também é necessário. Isso porque, em alguns quadros mais graves, a cárie em dentes de leite também pode afetar os dentes em formação, que farão parte da dentição permanente.

Muitos pais costumam descuidar da higiene bucal, principalmente no caso dos pequenos que ainda tomam a mamadeira para dormir. É importante fazer a higiene bucal especialmente durante o período da noite. Como durante o sono, a salivação é menos constante, isso facilita a formação da placa bacteriana, o principal agente que gera as cáries. Assim, vale a pena ter esse cuidado!

Alimentação

Muitos alimentos voltados ao público infantil, como sucos industrializados, bolachas, balas e chicletes estão cheios de açúcares. E, como todo já é sabido, uma dieta rica em açúcar favorece a formação da placa bacteriana. O ideal é que os pais evitem comprar esses tipos de alimentos e eduquem os pequenos para um consumo moderado. Substituí-los por frutas é a melhor pedida!

[Você sabia que a vitamina D ajuda a evitar cáries em crianças. Saiba mais!]

Incentive a escovação

Se cuidar da higiene bucal for motivo de brigas e castigos, pode ter certeza, a briga para escovar os dentes vai perdurar por muito tempo! O ideal é conscientizar os pequenos da importância de escovar os dentes e, claro, incentivá-los. Além de os pais darem o exemplo, usar pastas e escovas coloridas pode ser uma ótima maneira de tornar o cuidado com a boca em uma experiência deliciosa. Usar o lúdico e até fazer dos cuidados coma boca um jogo divertido, pode ser uma ótima maneira de criar um hábito saudável para a vida inteira.

Acompanhe a higienização

Até os dez anos de idade, a criança não possui a coordenação motora suficiente para realizar uma boa escovação. Por isso, além do apoio, é fundamental que os pais ofereçam o suporte ajudando na limpeza bucal. O uso do fio dental apropriado também é algo que faz parte da rotina de higiene mesmo dos pequenos.

Selantes

A aplicação de selantes também é uma ótima alternativa na hora de evitar cárie em crianças. As chances de uma criança ter cárie após a aplicação desse impermeabilizante do esmalte são de menos de 20%. Logo, trata-se de um tratamento bastante eficiente.

O selante pode ser aplicado tanto de forma preventiva quanto para evitar que o problema evolua. Quando aplicados nos dentes, os selantes funcionam como uma espécie de barreira, impedindo a ação da placa bacteriana no que se refere ao desgaste do esmalte e a cavitação por bactérias.

Cárie em criança é um problema sério e merece a atenção dos pais! Todo apoio e suporte é sempre fundamental!

Você já sabia como evitar cárie em crianças? Confira mais dicas para estimular seu filho a escovar os dentes! Clique aqui e saiba mais!