Para quem está em busca de um sorriso perfeito, mais do que dentes brancos, é preciso contar com dentes alinhados. O aparelho fixo, para questões estéticas, é a solução para muitos pacientes. Além de deixar os dentes no lugar certo, o aparelho fixo também auxilia na melhora da oclusão (mordida), trazendo também benefícios para a mastigação.
Quem usa aparelho fixo, no entanto, sabe que ele requer alguns cuidados e também uma certa dose de paciência. Afinal, a cada ajuste, é comum que o paciente enfrente um pouco de dor e algum incômodo. Um dos principais cuidados está relacionado a como escovar os dentes com aparelho fixo, já que a sua estrutura favorece o acúmulo de restos de comida e, consequentemente, o desenvolvimento da placa bacteriana.
Porém, quem usa aparelho fixo sabe: os resultados valem a pena! Mesmo com as dores e incômodos, ao final do tratamento, é comum obter o sorriso que você sempre sonhou!

Como escovar os dentes com aparelho fixo

A higiene bucal é fundamental para qualquer pessoa, mesmo que ela não use aparelho. Porém, quem usa aparelho fixo, tem mais facilidade de acumular restos de comida entre os dentes, facilitando o desenvolvimento da placa bacteriana. Assim, para quem usa aparelho fixo é ainda mais essencial manter uma escovação regular após todas as refeições.
Hoje no mercado já existem escovas especiais para quem utiliza o aparelho fixo. Porém, uma escova com cerdas macias é suficiente para fazer uma boa higienização e evitar as consequências do acumulo de placa bacteriana.
Uma dica importante é usar pouco creme dental. Quanto menos creme na escova, maior a fricção entre ela e os dentes, o que melhora ainda mais a limpeza.
Por fim, com relação aos movimentos, cuide primeiro de fazer movimentos horizontais, para limpar primeiro o arco e os bráquetes. Na sequência, faça movimentos de cima para baixo em todos os dentes da arcada, para que a remoção dos restos de comida seja eficiente.
Uso do fio dental
O uso do fio dental parece um pouquinho mais complicado para quem usa aparelho fixo. Porém, é apenas uma questão de se adaptar e desenvolver o hábito. É possível usar o fio dental com o auxílio de uma agulhinha de plástico, providenciada pelo seu dentista. Ou ainda, você pode utilizar os fios do tipo Superfloss, que são específicos para essa finalidade.
Uma dica importante é usar o fio dental antes da escovação. Isso vai fazer com que a sujeira seja removida e o creme dental chegue de forma mais eficiente aos cantos mais difíceis da boca.

Enxaguante bucal

O enxaguante bucal serve apenas para finalizar a escovação, mantendo a sensação de frescor por mais tempo. Para quem usa o aparelho fixo, ele também pode ser uma boa alternativa para aqueles momentos onde você não pode parar para fazer a escovação corretamente, mas precisa retirar alguns restos de comida que permanecem na boca. O uso de bicarbonato de sódio com água morna também pode ser utilizado para essa função.
Mas lembre-se que, o ideal é priorizar a escovação ao máximo e torna-la um hábito. Resíduos de alimentos são a principal causa do acúmulo de placa bacteriana. A placa bacteriana é a razão da maior parte dos problemas bucais. Gengivite, cáries, entre outras doenças podem ser evitadas pela simples razão de se escovar os dentes de forma correta. O aparelho fixo traz ótimos resultados para um sorriso bonito. Porém, é importante não esquecer de escovar os dentes também.