Cuidar bem do sorriso é um assunto sério e deve ser tratado com cuidado. Buscar um bom profissional é o primeiro passo para garantir uma boa saúde bucal. Por isso, antes mesmo de iniciar qualquer tratamento, é fundamental escolher uma boa clínica odontológica.

Na hora de definir uma clínica odontológica, boa parte dos pacientes tem como principal critério os valores cobrados. Porém, os preços não são a única coisa a ser avaliada. Hoje, com os planos odontológicos cuidar da saúde bucal ficou muito mais acessível, portanto é preciso saber escolher bem para apostar em um tratamento de qualidade.

Se você ainda não sabe como escolher a melhor clínica odontológica, confira algumas dicas que separamos para você!

Procure saber sobre a clínica odontológica

Com a internet ficou muito mais fácil checar a qualidade de produtos e serviços. Por meio de sites próprios como o Reclame Aqui, por exemplo, é possível checar a reputação de diversos tipos de serviços, incluindo clínicas odontológicas.

Visite a clínica

Visitar o local é a melhor forma de avaliar uma clínica odontológica. Muitas vezes por sites ou mesmo pela propaganda não é possível checar exatamente as condições do local.

Logo na primeira visita, avalie o ambiente da clínica. Veja como é a limpeza, analise se o material utilizado nos pacientes é esterilizado e cheque se o dentista cumpre os protocolos de segurança, fazendo o uso de máscaras, gorros e luvas estéreis.

O uso de materiais esterilizados e o cuidado com a assepsia são fundamentais já que muitas doenças podem ser transmitidas em um consultório odontológico.

Analise o atendimento

Verifique o atendimento do dentista. Faça todas as perguntas que julgar necessário e avalie se o profissional é claro em suas explicações. Verifique também se o profissional, ao avaliar sua situação, irá dar um diagnóstico completo ou apenas oferecer um orçamento.

E, por fim, cheque se como é o tratamento dele com os demais funcionários na clínica e, se possível, busque referências com outros pacientes.

Considere a formação do profissional

Embora o tempo de formado não seja o mais relevante, quanto mais experiência, melhor. Procure ver qual a formação e a especialidade do dentista. Para determinados casos, como problemas na gengiva ou mesmo tratamento de canal o ideal é buscar um profissional especializado na área.

Consulte mais de uma clínica odontológica

Quando não conhecemos muitas clínicas, em geral não temos muitas referências. Por isso, é interessante comparar. Procure visitar outras clínicas e conhecer outros profissionais. Isso pode demandar um pouco de tempo no começo, mas certamente pode ser um diferencial na hora da escolha.

Preço não é tudo

Procure não avaliar uma clínica odontológica apenas pelos valores dos serviços. Em termos de saúde bucal, o barato muitas vezes pode sair caro. Caso a clínica seja escolhida, mas mesmo assim os preços sejam elevados, cheque se existe ela está conveniada a algum plano odontológico. Isso pode tornar o tratamento muito mais acessível.