aparelho dentário dóiVocê pode até achar que um sorriso metálico lhe cai bem. Porém, depois de sair de uma consulta no dentista com a certeza de que vai mesmo usar um aparelho dentário fixo, é muito comum que os pacientes tenham a dúvida: será que colocar o aparelho dentário dói?

Embora a sensibilidade a dor varie muito de pessoa para pessoa, para saber se dói ou não colocar o aparelho, é preciso entender um pouco sobre o processo de colocação de cada parte que compõe o aparelho.

Colocando o aparelho fixo

Após fazer uma avaliação completa do sorriso e da mordida, alguns exames radiológicos serão pedidos ao paciente. Esses exames vão desde radiografias, fotos e cefalometria que serve para medir as proporções da cabeça do paciente.

Posteriormente, será marcada a consulta onde será feita a colocação das bandas, ou seja, estruturas metálicas que ficam afixadas nos últimos dentes da arcada e servem para dar suporte ao arco. Quando não há espaço para encaixá-las, o dentista pode fazer o uso de um separador, que pode ser elástico ou metálico, antes mesmo de fixá-las.

Essa fase de colocação dos separadores costuma gerar um incômodo, mas nada que necessite de analgésicos ou medicação.

Após a cimentação das bandas, inicia-se a colagem dos brackets. Essa instalação é feita com uma resina própria e não costuma gerar nenhum tipo de dor ou incômodo.

Com a instalação dos brackets é afixado um arco que fica preso ao aparelho por uma série de pequenas borrachas.

Mas colocar aparelho dentário dói?

Os maiores incômodos relatados por boa parte dos pacientes decorrem da instalação dos arcos. O aparelho fixo funciona através da força e da tensão que é criada pelo ajuste dos arcos, provocando a movimentação dos dentes. Nos primeiros dias, pelo fato do paciente não estar habituado, é comum que sinta dores na musculatura da boca e, às vezes, dores de cabeça.

Para amenizar o desconforto, podem ser administradas doses de analgésico nos dois primeiros dias, até que o paciente se sinta mais acostumado com o aparelho.

Também é recomendável evitar alimentos duros durante todo o tratamento. Além deles quebrarem o aparelho, podem acentuar o incômodo da boca devido à força na mordida que é necessária para deglutí-los.

Saiba também os 10 hábitos aparentemente inofensivos que prejudicam sua saúde bucal.

Outro incômodo bastante comum são pequenas feridas que podem se formar na parte interna das bochechas devido ao atrito dos brackets. Para amenizar o problema, os próprios dentistas fornecem aos pacientes uma cera ortodôntica que serve para proteger a mucosa das bochechas e que pode ser aplicada pelo próprio paciente nas partes mais incômodas ou pontudas do aparelho.

Depois de uma semana, boa parte dos pacientes já está habituada aos incômodos causados pela instalação do aparelho e sentem apenas uma sensação dolorida todas as vezes em que o dentista ajustá-lo. Mas na maior parte do tempo, seguem sem grandes queixas durante todo o tratamento.

Podemos dizer que existem diversos incômodos e desconfortos causados pelo uso do aparelho, mas dor, bem dor não seria o melhor termo para definir o que a maioria dos pacientes sente.

Gostou desse post? Quer colocar seu aparelho fixo com os melhores profissionais de odontologia? A DentalPrev conta com planos que podem ajudá-lo a conquistar um sorriso bonito e saudável com uma equipe de profissionais altamente qualificados na odontologia.