bruxismo-ranger-os-dentes4-320x202Acordar com dores de cabeça ou sentindo a mandíbula dolorida podem ser um sinal de bruxismo. Para quem não conhece, o bruxismo caracteriza-se pelo forte ranger ou apertar dos dentes, promovendo o desgaste do esmalte e as dores nas articulações da mandíbula. Em geral, os pacientes que sofrem com o bruxismo costumam ranger os dentes durante os períodos de sono, motivo pelo qual, o período da manhã é marcado pelas dores musculares e de cabeça muito características. O bruxismo não tem cura, mas tem tratamento. Nesse post, vamos esclarecer de que maneira o paciente pode buscar ajuda para minimizar os efeitos negativos do bruxismo e ter mais qualidade de vida.

O que causa o bruxismo?

Não se sabe ao certo as reais causas do bruxismo. Porém, a frequência e a gravidade do problema estão diretamente relacionadas ao estresse físico e emocional. Os longos períodos de contração dos músculos mandibulares podem causar a fadiga, além de enfraquecer os dentes e, nos casos mais extremos, causar até perdas dentárias.

O sintoma mais perceptível é o desgaste do esmalte causado pelo ranger excessivo. No entanto, problemas na gengiva e amolecimento dos dentes também podem ser sinais do bruxismo. Em geral, o alinhamento incorreto da mandíbula e a má oclusão também estão relacionados ao problema e geram diversos desconfortos com relação à mordida.

Quais os tratamentos?

Como já foi dito, o bruxismo não tem cura, porém é possível tratá-lo para minimizar os incômodos. Por meio da utilização de placas miorrelaxantes ou placas de mordida, o paciente fica com a sua mandíbula mais relaxada e a placa impede o ranger dos dentes. Essas placas são feitas a partir de um molde da boca do paciente. Podem ser confeccionadas em silicone ou acrílico e devem ser utilizadas durante o período de sono ou durante o dia.

A placa de silicone, embora mais confortável, costuma ser menos efetiva e higiênica. Como o silicone é um material poroso, o acúmulo de saliva e de bactérias pode causar mau cheiro. Já a placa de acrílico é mais resistente e costuma apresentar melhores resultados.

Além do uso das placas, para muitos casos são recomendadas técnicas de relaxamento, principalmente antes de dormir e atividades que possam diminuir o estresse do paciente. Ler um livro, tomar um banho, ouvir música ou ate tomar um chazinho podem ajudar no alívio das tensões, principalmente antes de dormir. Conheça também os remédios caseiros para o bruxismo.

Por que tratar o bruxismo?

A fricção excessiva causada pelo ranger dos dentes promove quebras e fissuras no esmalte dos dentes, promovendo um grande prejuízo estético. Além disso, a contração excessiva dos músculos da mandíbula pode promover danos na articulação gerando estalos, travamento e restrições à abertura da boca.

As dores de cabeça são outro incômodo frequentemente relatado pelos pacientes. Ele pode ser bastante minimizado por meio do uso das placas de mordida. A DentalPrev conta com planos que podem ajudá-lo a conquistar um sorriso bonito e saudável com uma equipe de profissionais altamente qualificados em odontologia e que podem inclusive, tratarem o bruxismo.

Você sofre com o bruxismo e procura uma solução? Tem dúvidas sobre esse problema e como lidar com ele? Então deixe seus comentários abaixo!