A estética, você sabe, está em alta e o sorriso continua sendo seu cartão de visita. É pensando nessa exigência e com o empurrãozinho da tecnologia, que o aparelho estético de porcelana foi criado. Ele corrige e devolve um sorriso agradável, com peças imitando a cor dos dentes, sem prejudicar a aparência com o famoso “sorriso metálico”.

Você também é exigente e gostaria de colocar um aparelho estético? Acompanhe no post de hoje as principais dúvidas envolvendo o aparelho fixo estético. Veja se é indicado para você e o que ele tem de diferente dos outros aparelhos.

Aparelho estético

Os aparelhos, que são considerados estéticos por serem mais bonitos e discretos, podem ser fixos ou removíveis. Eles têm sido muito procurados por pacientes adolescentes e adultos, que preferem recursos minimamente perceptíveis quando comparado aos aparelhos convencionais de metal.

Os removíveis, como o alinhador Invisalign, costumam ser mais caros, fazendo que com a procura pelo aparelho estético fixo se torne maior. Acompanhe até o final deste post, as principais perguntas feitas e veja se uma delas também não é uma duvida sua.

Qual é o aparelho fixo estético mais procurado?

Dos aparelhos fixos estéticos, os mais comumente procurados e utilizados são os aparelhos de porcelana convencional e porcelana de safira.

Qual a maior diferença entre o aparelho de porcelana convencional e o de safira?

Os braquetes de safira são feitos da safira pura e monocristalina, proporcionando maior translucidez ainda, quando comparado ao de porcelana convencional. Ambos são estéticos do início ao fim do tratamento.

Não costumam manchar e amarelar?

Os braquetes não mancham. O que costuma pigmentar são os elásticos que envolvem estas peças e complementam o aparato. Todavia, já existe no mercado um elástico estético, que costuma manter por mais tempo sua discrição. Consulte seu ortodontista.

Por ser mais refinado e delicado, estes aparelhos não costumam quebrar facilmente?

Não, uma vez que são fabricados com os mesmos parâmetros do aparelho metálico. Porém, como todo o aparelho fixo, o paciente deve tomar cuidados.

Quais os custos?

Mesmo sendo mais em conta que aparelhos estéticos removíveis (Invisalign), os aparelhos de porcelana fixos estéticos, são em sua maioria importados. Além de estéticos, são resistentes e, por isso, vale a pena o investimento. Os valores dependem muito do caso do paciente e de qual região estamos falando. Para saber mais sobre preços, recomendamos a ida a um dentista especialista em aparelhos ortodônticos.

Este aparelho estético está indicado para todos os casos?

Sim. Os braquetes em porcelana são fabricados, como descrito anteriormente, com os mesmos parâmetros que os aparelhos metálicos. Apresentam as mesmas funções, podendo ser usados normalmente para todos os problemas ortodônticos. Quem definirá o aparelho mais indicado, é você juntamente com seu ortodontista.

Para conferir outros tipos de aparelhos existentes, e como escolher, não deixe de acessar: Como escolher o melhor aparelho ortodôntico

O tempo de tratamento diminui?

O tempo do tratamento ortodôntico com o aparelho fixo estético e o aparelho fixo convencional são os mesmos. Leia aqui quanto tempo é recomendado o uso aparelho fixo.

Suas dúvidas foram respondidas? E você, pretende colocar seu aparelho fixo estético e deixar seu sorriso ainda mais bonito? Marque uma avaliação com seu ortodontista.