prótese dentária - 7 dicas

A colocação de uma prótese dentária é um processo delicado que exige paciência durante o processo de adaptação. É preciso readequar uma série de rotinas que vão desde a alimentação, fala e a higienização. Para quem usa a prótese, selecionamos sete dicas que podem ajudar nesse processo e simplificar a adaptação à prótese, seja ela fixa ou móvel.

Treine a dicção

Após a colocação da prótese, é comum sentir dificuldade para pronunciar algumas palavras e letras como “s” e “f”, por exemplo. É necessário passar por um período de adaptação até que você se sinta confortável com sua dicção. Para tornar o processo de adaptação mais efetivo, procure ler materiais como livros, revistas e jornais em voz alta, de preferência na frente do espelho.

Salivação

No início é comum que o paciente se sinta inseguro com a prótese e o processo de salivação e deglutição fique comprometido. Para evitar que a saliva escape ao falar, pressione firmemente a prótese, mordendo e engolindo a saliva antes de falar, fazendo com que a prótese ajuste-se na sua boca.

Busque produtos específicos para higienização da prótese dentária

No caso de próteses móveis, busque utilizar produtos específicos para a higienização de sua prótese, como a escova de dentes própria para isso. No caso de próteses fixas, mantenha a limpeza pelo menos três vezes ao dia e periodicamente visite o dentista para que faça uma limpeza mais profunda.

Veja também 10 hábitos aparentemente inofensivos que prejudicam a sua saúde bucal

No início evite alimentos duros ou crocantes

Até se sentir seguro com sua prótese, procure evitar alimentos que tenham excessiva crocância ou sejam muito duros. Na medida em que você se adaptar à prótese, esteja certo de que esses alimentos serão naturalmente incluídos em sua dieta.

Peça ajuda

Nem sempre o paciente está pronto para colocar sua prótese. Muitos se sentem inseguros e nesse momento é fundamental contar com a ajuda de um amigo ou familiar que já tenha. Peça ajuda para um amigo para avaliar a colocação da prótese, converse sobre o processo de remoção dos dentes e peça ajuda para reestabelecer uma rotina de limpeza adaptando seu dia a dia. O processo de adaptação é lento e pode demorar meses até que a pessoa se sinta segura com a prótese.

Para próteses fixas, mantenha o uso de fio dental

O fio dental é muito importante para retirar restos dos alimentos que ficam entre os dentes causando, entre outros problemas, o mau hálito. No caso de quem usa prótese, é importante realizar a higienização com o fio ou mesmo fita dental para remover esses restos de alimentos.

A prótese é resistente, mas precisa de cuidados

Uma prótese dentária é bastante resistente. Porém, apresenta menor resistência se comparada aos dentes naturais. Por isso, cuidado ao ingerir alimentos com muitos corantes que podem alterar a coloração dos dentes e mantenha os cuidados com a higiene.

Gostou desse post? Quais são suas dúvidas sobre a colocação de próteses dentárias? A Dentalprev conta com planos que podem ajudá-lo a conquistar um sorriso bonito e saudável com uma equipe de profissionais altamente qualificados na odontologia.