Chegar a terceira idade é realmente um prazer para muitas pessoas. Porém, com o avanço da idade, alguns cuidados específicos quando falamos em higiene bucal devem ser levados em consideração. Se você está na terceira idade e quer aproveitar a vida com qualidade, esse texto foi feito para você! Confira a seguir algumas dicas de como manter a sua saúde bucal em dia!

6 dicas para a saúde bucal da terceira idade

1. Higienização correta e adequada

Realizar a higiene diária correta é mais do que importante para a saúde bucal. Escovar os dentes assim que acordar e após as refeições do dia-a-dia é uma das maneiras mais eficazes de se manter a saúde bucal. Vale ressaltar que é necessária a higienização de línguas e também o uso do fio dental diariamente, a fim de manter os dentes e bocas sempre limpos.

2. Cuidado com as próteses

É comum que pessoas da terceira idade façam uso de próteses, sejam totais ou parciais. Elas devem sempre ser higienizadas após as refeições. Além disso, recomenda-se que, ao menos duas vezes por semana, elas sejam colocadas de molho por 30 minutos em uma solução com água e uma colher de chá de água sanitária, ou então utilizar comprimidos efervescentes comercializados em farmácias que são próprios para limpeza de próteses

3. Atenção às alterações

Próteses odontológicas facilitam muito a vida de quem está na terceira idade, mas é necessário que haja uma boa adaptação a elas. Em casos onde há mal ajustes, lesões podem surgir, e, com o passar do tempo, dar origem a ferimentos e até tumores cancerígenos bucais. Dessa forma, é muito importante estar sempre atento ao surgimento de alterações em todas as partes da cavidade oral, como céu da boca, língua, bochechas e gengiva. Sentiu algo estranho e incômodo? Corra procurar um dentista!

4. Boca seca é um problema

A boca seca, conhecida como xerostomia, nada mais é do que a redução da quantidade de saliva na cavidade oral. É algo muito comum em pessoas que tem a saúde sistêmica comprometida de alguma forma e necessitam fazer uso de medicamentos como antidepressivos ou anti-hipertensivos, por exemplo.

Dentre as muitas funções da saliva, uma delas é a proteção aos dentes. Sendo assim, a redução do fluxo salivar pode levar à uma série de problemas, como má adaptação de próteses, lesões bucais e até mesmo o surgimento de cáries. Então, se sentir a boca seca, procure um dentista para verificar a causa.

5. Cuide de sua saúde geral

Doenças como o diabetes, osteoporose e também distúrbios cardiovasculares podem gerar problemas bucais, como ressecamento oral, perda de dentes e surgimento de patologias, por exemplo. Por isso, ao cuidar da saúde geral, você estará cuidando indiretamente de sua saúde bucal.

6. Visite regularmente o seu dentista

Essa é a dica mais óbvia de todas, mas sempre é bom relembrar! Faça consultas regulares ao seu dentista, seja para prevenção ou para correção de problemas. Manter um vínculo com seu dentista é, sem sombra de dúvidas, a melhor forma de garantir a sua saúde bucal em dia.

E você, leitor da terceira idade? O que faz para cuidar de sua saúde bucal? Conte pra gente através dos comentários! Vamos adorar receber ainda mais dicas!