escovar dentes dos filhos

Escovar os dentes pode não ser a tarefa favorita do seu filho, mas nem por isso, você deve deixar de incentivar a escovação e os cuidados diários com a saúde bucal. Os dentes de leite necessitam de tantos cuidados quanto os permanentes. Por isso, os pais são uma peça chave na hora de estimular os pequenos que não são lá muito amigos da escova. Se seu filho faz parte deste time, separamos algumas dicas que podem ajuda-lo a fazer as pazes com a escova, garantindo assim um sorriso saudável desde pequeno.

1. Mostre a importância da escovação

A melhor forma de educar é mostrando a razão e o sentido das coisas. Para gerar o estímulo inicial seu filho precisa, antes de qualquer coisa, entender a importância da escovação, bem como estar consciente dos problemas que a sua falta pode trazer. Nessas horas, nada de assustar ou criar ameaças. Esse tipo de ação muitas vezes causa o efeito contrário, deixando a criança ainda mais reticente na hora da escovação. Mostre fotos da internet explicando os males que a falta de escovação pode trazer.

2. Crie o ambiente adequado

Muitas crianças não gostam de escovar os dentes porque já se machucaram tentando fazê-lo. Às vezes, a estrutura da pia ou da torneira não é a mais adequada ao tamanho da criança, motivo pelo qual, ela precisa se dependurar para fechar a torneira ou mesmo pegar a escova. É importante observar isso e criar um ambiente mais adequado para seu filho. Experimente contar com um banquinho firme onde ele possa subir e ficar mais firme diante da pia. Detalhes como esse fazem toda a diferença para quem é pequeno.

3. Estabeleça jogos

A utilização de jogos e brincadeiras como forma de estimular é tão poderosa que até grandes empresas utilizam esse tipo de tática para educar os funcionários. Que tal criar uma tabela de pontos e bonificações com as escovações realizadas?  A partir de um determinado número de pontos, a criança pode ganhar um presentinho ou realizar uma tarefa que gosta muito. Isso pode manter a criança estimulada até essa tarefa se torne um hábito.

escovar os dentes - ebook passo

4. Use o lúdico

A presença do lúdico na infância é um elemento essencial para educar e gerar compreensão. Então que tal contar histórias ou incentivar que seu filho escove os dentes do brinquedo, por exemplo? Isso ajuda a manter a criança interessada e desperta a disposição para realizar a tarefa.

5. Você começa e eu termino

Diversas crianças não sabem como escovar os dentes direito e nessas horas é preciso a intervenção dos pais. Para que isso não ocorra de forma brusca dando à sensação a criança de que ela não é capaz, deixe que ela inicie a escovação para que depois você intervenha corrigindo e explicando a melhor forma de fazê-la.

Outro detalhe importante e que faz muita diferença no processo educacional é o estabelecimento de uma rotina. É através da rotina que a criança cria o hábito e passa a desejar a escovação. Por isso, busque sempre estabelecer horários predefinidos para a escovação.

Veja também como a reeducação alimentar é a melhor solução para uma vida mais saudável.

Gostou desse post? Quer saber mais sobre saúde bucal e como ter um sorriso bonito? Então consulte o site e saiba mais sobre os planos odontológicos da Dentalprev!