5 coisas que não te contaram sobre dentes sensíveis

Algumas pessoas sentem o incômodo ao chupar um sorvete. Outras ao degustar um cafezinho. Porém, uma coisa é certa. Dentes sensíveis causam um grande incômodo e até dor. A boa notícia é que existe tratamentos diversos que podem ser indicados pelo seu dentista.

A adoção de medidas como escovas adequadas e um creme dental apropriado também podem minimizar o problema. Para saber mais sobre fatos nem sempre divulgados sobre os dentes sensíveis, não deixe de conferir!

O dente é uma estrutura viva

Muita gente não sabe, mas o dente é uma estrutura viva. Embora ele seja recoberto pelo esmalte, que é a parte externa e uma das mais dura do corpo humano, ele também conta com a dentina e a polpa dentária.

Tanto a dentina quanto a polpa dentária possuem nervos. Por isso, quando o esmalte é desgastado, a dentina principalmente, fica mais próxima à superfície causando a sensibilidade.

O desgaste do esmalte dos dentes pode se dar por várias razões que vão desde a alimentação, até a falta de higiene bucal.

Dentes sensíveis podem ter cárie, mas nem sempre

A sensibilidade é causada por um desgaste do esmalte. Quando isso ocorre devido à ação da placa bacteriana, os dentes também podem estar careados. Um dos principais sintomas da cárie é justamente a sensibilidade. Portanto, se você nunca sentiu aquela dorzinha ao comer ou beber qualquer coisa gelada ou quente, é melhor fazer uma visita ao dentista.

Nem todos os dentes sensíveis estão careados, mas em geral, dentes careados apresentam sensibilidade.

Escovar os dentes de forma errada pode aumentar a sensibilidade

Você sabia que escovar os dentes de forma excessiva ou com a escova inadequada pode desgastar o esmalte dos dentes? Quando isso acontece a dentina, isto é, a parte mais sensível do dente fica mais próxima a superfície, causando o incômodo e eventual dor. O ideal é usar escovas com cerdas mais macias. Para saber qual o modelo ideal para você, não deixe de consultar o seu dentista.

E, se escovar em excesso prejudica, deixar de escovar também! Mas nesse caso, o que ocorre é o acumulo da placa bacteriana que acaba corroendo o esmalte do dente e causando a sensibilidade.

Sensibilidade dos dentes pode estar relacionada ao bruxismo

Você já ouviu falar sobre o bruxismo? Trata-se de um problema de quem range ou aperta muito forte os dentes. Esse tipo de problema também causa a fratura do esmalte e, consequentemente, leva à sensibilidade. Embora o bruxismo não tenha cura, ele tem tratamento, o que pode impedir que a situação se agrave.

Sensibilidade nos dentes tem tratamentos diversos

Na maioria das vezes, a aplicação de um selante é o tratamento mais convencional para quem tem sensibilidade nos dentes. O selante é uma substância que age como uma película protetora, impedindo que a dentina fique tão próxima da superfície.

O uso de cremes dentais especiais e aplicação de substâncias como o nitrato de prata, por exemplo, também podem ser uma solução para minimizar o incômodo.

Na hora de escolher o melhor tratamento, consulte o seu dentista. Somente ele saberá indicar o que é melhor para o seu quadro clínico.

Gostou de saber mais sobre dentes sensíveis? Não deixe de conferir também alguns sintomas das cáries. Clique aquie saiba mais!