Dentes tortos, espaços entre os dentes e até moda! Muitos são os motivos que levam uma pessoa a buscar um tratamento com aparelho ortodôntico. Porém, assim como qualquer tratamento bucal, o uso do aparelho deve ser indicado por um dentista especializado, ou seja, um ortodontista.
Antes mesmo de iniciar o tratamento com aparelho ortodôntico, o paciente deve ter alguns cuidados e seguir determinadas orientações. Para quem anda pensando em conquistar um sorriso bonito e super alinhado, vale a pena conferir algumas coisas que devem ser feitas antes mesmo de você iniciar o tratamento com aparelho ortodôntico!

Busque um ortodontista

O primeiro passo antes de iniciar um tratamento com aparelho ortodôntico é buscar um profissional especializado. Não é qualquer dentista que pode fechar um diagnóstico certeiro e indicar o melhor  tratamento e aparelho para você. Dentro da odontologia, o ortodontista é quem cuida das doenças e disfunções causadas pela má posição dos dentes. Portanto, se você possui qualquer questão estética, como desalinhamento ou espaçamento entre os dentes, ou ainda, problemas de mastigação, o ideal é buscar um ortodontista que irá indicar qual o melhor tipo de tratamento com aparelho ortodôntico para o seu caso.

Faça todos os procedimentos para a documentação ortodôntica

Antes de indicar o tipo de tratamento com aparelho ortodôntico, é comum que o dentista peça alguns exames ao paciente. Radiografia, fotografias, moldes e o traçado cefalométrico são apenas alguns deles e que servem como base tanto para o diagnóstico quanto para a confecção ou montagem do aparelho ortodôntico. É essencial que o paciente faça todos os exames solicitados para que o ortodontista possa montar o diagnóstico correto e definir as opções de tratamento.

Em caso de problemas bucais, realize os tratamentos antes

Se você possui uma cárie, ou ainda, o desalinhamento dos dentes tem como principal causa o nascimento de um siso, o ideal é resolver essas questões antes mesmo de colocar o aparelho. No caso da cárie, o dentista  avalia o caso e ver se um tratamento de canal, por exemplo, é necessário. Já no caso do siso, a extração também pode ser recomendada. É necessário realizar essas medidas para que o tratamento com aparelho ortodôntico seja realmente eficaz.

Converse com seu ortodontista sobre as opções de tratamento

A ortodontia foi uma das áreas dentro da odontologia que mais cresceu e evoluiu nos últimos anos. Hoje já existem diferentes tipos de aparelhos com características distintas. Para um único problema é muito comum encontrar diferentes tipos de aparelhos que podem trazer a solução, por isso, sempre é interessante conversar com seu ortodontista sobre as opções e possibilidades, antes mesmo de iniciar o tratamento.
Se você é uma pessoa ligada à estética, seja por motivos pessoais ou profissionais, por exemplo, é possível escolher modelos de aparelho que sejam praticamente invisíveis. Também existem tratamentos que são mais em conta, dependendo do orçamento do paciente.

Separe mais tempo na sua agenda

Fazer um tratamento com aparelho ortodôntico não se resume simplesmente a colocar o aparelho. O paciente terá que se dedicar mais a higienização, bem como, comparecer a todas as consultas de manutenção e limpeza. Para que o tratamento seja eficiente e não demore tanto, é fundamental que o paciente colabore. Portanto, se está nos seus planos fazer um tratamento com aparelho ortodôntico, lembre-se de organizar sua agenda.
Um sorriso alinhado e bonito precisa de atenção e alguns cuidados que começam antes mesmo do tratamento com aparelho ortodôntico. Porém, os resultados valem muito a pena!