Muitas pessoas escovam os dentes ao acordar e após as refeições, fazem uso de enxaguantes bucais e utilizam o fio dental diariamente. Porém, esses cuidados todos não são suficientes para a perfeita saúde bucal. Visitas regulares ao dentista para a realização da limpeza dental devem acontecer pelo menos a cada seis meses para que o seu sorriso se mantenha sempre lindo e saudável!

Há quem tenha medo de ir ao dentista, seja por medo de sentir dor, ou então pelo barulho do motor que causa arrepios. Esse medo é mais comum do que muitos imaginam e prejudica quem fica longos períodos sem realizar as visitas aos profissionais da saúde bucal. Mas, na verdade, não há nada a temer! Confira agora 4 razões para deixar o medo de lado e ir fazer a sua limpeza dentária no consultório!

1. Escovas, fio e enxaguantes precisam de auxílio externo

Embora muitas pessoas cuidem corretamente da saúde bucal, fazendo uso de cremes dentais, escovas corretas, enxaguantes bucais e também fio dental, isso nem sempre é capaz de garantir uma higiene 100%. Embora sejam importantes para manter a qualidade da saúde de nossa cavidade oral, os aparatos citados precisam de uma força extra, provenientes dos dentistas e seus equipamentos.

Uma limpeza eficaz, feita em consultório odontológico, consiste no uso de pasta dental, escova dental, enxaguante bucal, fio dental e jato de limpeza, coisas que nenhum paciente possui em casa.

2. O dentista possui conhecimento e equipamentos eficazes

Para um profissional se formar em odontologia, são necessários muitos anos de estudos e dedicação, o que os fazem ter um amplo conhecimento sobre saúde bucal. Além disso, somente dentistas possuem e sabem como utilizar equipamentos de limpeza dental.

Diferentemente do que muita gente pensa, a limpeza não é algo banal. Conheça seus 4 passos:

  •          Tartarectomia: O procedimento se inicia com uma taratarectomia, através de um equipamento de ultrassom que visa retirar o tártaro acumulado através de uma raspagem que a escovação e o fio dental não conseguiram retirar;
  •          Jateamento: Após a retirada do tártaro, é realizado um jateamento com bicarbonato de sódio, que tem como função remover os restos de tártaro juntamente com a placa bacteriana;
  •          Escovação completa;
  •          Aplicação de flúor: tem como função repor os minerais e proteger os dentes.

3. A limpeza dental é quase um clareamento

O tártaro e a placa bacteriana, que se acumulam nos dentes, tendem a deixá-los amarelados. Realizar a limpeza bucal no dentista, de maneira regular, tem efeitos saudáveis e também estéticos, deixando o sorriso de quem o faz mais saudável e mais bonito, afinal a limpeza deixa os dentes mais claros e bonitos.

4. Maior segurança da saúde bucal

Como citado anteriormente, mesmo que façamos os procedimentos de higienização e limpeza em casa, é necessário que haja uma visita periódica ao dentista. É uma forma de manter a saúde bucal em dia e evitar maiores transtornos como gengivites e cáries, por exemplo.

Não se deve negligenciar nossa saúde bucal, por isso deve-se visitar o dentista de forma regular ao menos duas vezes ao ano. Não pense em dor, desconforto ou outros problemas. O dentista é seu amigo e quer que sua boca seja saudável.

Está convencido de que precisa realizar sua limpeza com o dentista? Está esperando o que? Passe a mão no telefone e agende agora mesmo o seu horário.