evitar cáries - ebookDiversos fatores podem contribuir para a formação das cáries: alimentação rica em açúcares, ausência de flúor, hereditariedade e má higienização bucal. Todos esses elementos contribuem para que as bactérias que compõem a flora bucal produzam ácidos, que corroem o esmalte do dente promovendo a cavidade da cárie.

Essa deterioração do dente quando não é tratada pode afetar a raiz, comprometendo a estrutura dos dentes e demandando o temido tratamento de canal. Em casos extremos, é necessária a extração dos dentes por conta do agravamento do problema.

Para prevenir a cárie não é preciso muito esforço, apenas dedicação. Com uma higienização diária e feita corretamente, esse problema pode ser facilmente afastado.

Como evitar as cáries?

Mesmo que a cárie seja mais comum em crianças, os adultos não devem descuidar do sorriso. Por isso, separamos os 10 passos fundamentais para evitar as cáries. Vamos a eles:

  1.        Escove os dentes pelo menos três vezes ao dia;
  2.        Escolha uma escova com cerdas macias para que a limpeza seja mais abrangente e uniforme e tenha maior alcance entre os dentes;
  3.        Faça movimentos posicionando a escova em 45⁰, sempre no sentido contrário ao da gengiva;
  4.        Faça visitas periódicas ao dentista, pois em muitos casos, a cárie quando em estado inicial não é da fácil percepção;
  5.        Use o fio dental diariamente para remover restos de alimentos que não são retirados pela escovação e causam a placa bacteriana;
  6.        Evite a ingestão de açúcares e amido, pois eles facilitam a proliferação de bactérias;
  7.        Promova a higienização da língua com o objetivo de minimizar a proliferação de bactérias também nessa região;
  8.        Evite o cigarro, uma vez que ele compromete o equilíbrio da flora bucal;
  9.        Beba muita água, pois a ingestão constante de água contribui para o equilíbrio do PH da boca;
  10.        Use pouco creme dental, possibilitando assim uma fricção mais assertiva da escova e consequentemente uma limpeza mais eficiente

Como é o tratamento da cárie

Existem diversos tipos de tratamento de acordo com o estágio da cárie. Em geral, o dentista remove o material deteriorado do dente utilizando uma broca e posteriormente preenche a cavidade com um material inerte que pode ser uma liga de prata, ouro, porcelana ou mesmo resina.

Se a cavidade for muito profunda, comprometendo a raiz do dente, será necessário um tratamento de canal.  Nestes casos, a polpa do dente é integralmente removida e o dente é preenchido com um material especial para a vedação. O dente é integralmente preenchido com esse material e, caso necessário, é colocada uma coroa sobre o dente.

Porque é vantajoso ter um plano odontológico

Um tratamento para a cárie, seja a remoção mais simples ou um tratamento de canal, pode ter diversos preços, conforme a localidade e a especialidade do dentista. Porém, quem conta com um plano odontológico, além de ter a cobertura garantida, tem acesso à profissionais qualificados no mercado e capazes de realizar um ótimo trabalho, sem cobrar a mais por isso. Além de ser mais econômico, essa opção é menos arriscada no que se refere à resultados.

Gostou desse post? Quer saber mais sobre os plano odontológicos da Dentalprev? Acesse http://sorria.dentalprev.com.br/